Campanha faz parte de uma estratégia nacional, que teve início no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho. Rio de Janeiro realiza Dia D contra a poliomielite neste sábado (8)
Maurício Bazílio/Divulgação/SES-RJ
O Estado do Rio de Janeiro realiza, neste sábado (8), o Dia D contra a poliomielite. O objetivo é aumentar o número de crianças imunizadas contra a doença. O público-alvo da vacinação é formado pelos pequenos que têm entre 1 e 4 anos de idade, mesmo com o esquema vacinal completo.
A cobertura vacinal tem ficado abaixo do esperado no Rio de Janeiro. Em 2022, apenas 58,89% das crianças com menos de 1 ano foram imunizadas contra a doença. Em 2023, o estado atingiu 70% da vacinação esperada. De acordo com Cláudia Mello, secretária estadual de Saúde, a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças.
O Dia D contra a poliomielite faz parte de uma estratégia nacional, que teve início no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho.
“Graças à vacinação, a poliomielite é considerada erradicada no Brasil há mais de 20 anos. No entanto, essa doença é grave e temos acompanhado uma redução da cobertura vacinal, que atualmente está longe da meta de 95%. Sábado é um dia em que muitos responsáveis estão de folga e têm mais chances de levar os pequenos para a vacinação”, disse a secretária.
Rio de Janeiro realiza Dia D contra a poliomielite neste sábado (8)
Maurício Bazílio/Divulgação/SES-RJ
A poliomielite é uma doença grave, que tem como característica um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipos 1, 2 ou 3, geralmente afetando membros inferiores, de forma irreversível. Desde 1994, a doença é considerada erradicada no Brasil.
Na cidade do Rio de Janeiro, serão 650 pontos de vacinação que funcionarão das 8h às 17h entre unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde e postos extras montados para facilitar o acesso da população.
“Além das doses previstas no esquema regular, estamos aplicando mais uma de reforço em crianças de 1 a 4 anos. Por isso, convocamos os pais que ainda não levaram seus filhos que aproveitem essa mobilização, para garantir a proteção dos nossos pequenos cariocas. Isso é muito importante para que a poliomielite não volte a circular no país. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção e nesse dia D queremos aumentar a nossa cobertura vacinal”, afirmou Daniel Soranz.
Na capital fluminense, a expectativa é imunizar 237 mil crianças de 1 a 4 anos. A lista dos postos de vacinação está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde.
RJ realiza Dia D contra a poliomielite neste sábado (8)
Maurício Bazílio/Divulgação/SES-RJ