Serena é conhecida por ser dócil e interagir com turistas da região. Serena é conhecida por ser dócil e interagir com turistas
A arara-canindé, carinhosamente apelidada de Serena, desapareceu de um restaurante, onde costuma passar os dias, às margens do Rio Papagaio, entre Sapezal e Campo Novo do Parecis, e foi encontrada dois dias depois, com as asas cortadas, na noite de quarta-feira (5). Vídeos registrados durante o resgate do animal mostram a ave com as penas cortadas pela metade. (assista acima)
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Em entrevista ao g1, a proprietária do restaurante, Elzileide Zimmermann, explicou que ela e o marido receberam uma ligação contando que Serena foi vista em uma fazenda do município. Ao chegarem no local, os dois encontraram a ave já com parte das asas cortadas.
Até o momento, não se sabe quem foram os responsáveis pelo corte das penas. O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), mas não obteve retorno até esta publicação.
Segundo Elzileide, muitas araras costumam ficar pela propriedade porque gostam da região.
“A gente sempre deixa sementes de girassol, melancia ou bananas espalhadas pelos cantos pra elas. O que nos deixou preocupados é que ela sai pra dar os ‘rolês’ dela, mas volta porque gosta de dormir em uma árvore que tem aqui”, disse.
Esporte radical
‘Serena’ segue os esportistas para todo lado, do carro aos botes
Serena é conhecida por ser dócil e interagir com turistas. Em março deste ano, ela foi filmada rafting –descida em correntezas – junto aos grupos de turistas que procuram a divisa entre Sapezal e Campo Novo do Parecis para praticar o esporte.
Vídeos gravados por visitantes mostram o animal junto com a equipe no bote e, em seguida, sobrevoando a correnteza. (assista acima)
A guia e instrutora do rafting local, Samara Zimmermann, disse que tem cerca de dois meses que a arara os acompanha no esporte, mas só quando ela quer, já que a Serena é um animal livre que vive solto na natureza.
🦜Arara-canindé
Arara-canindé registrada pelo fotógrafo alemão Peter Mix no Oeste Paulista
Peter Mix
A arara-canindé tem a plumagem com cores semelhantes a da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.
Uma das razões é o fato dela se deslocar a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação e ser, por isso, considerada uma presa fácil.
A arara-canindé costuma fazer ninhos em buracos em troncos, onde põem ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento nos bicos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp