11 de janeiro de 2025

‘Copacabana Palace cearense’ é demolido; relembre a história do primeiro edifício da Praia de Iracema

Edifício cearense teve processo de demolição iniciado em março deste ano. O prédio foi inaugurado em 1951, consolidando uma era de luxo e lazer à beira do mar, na Praia de Iracema. Edifício São Pedro no início de 2024, antes de ser demolido/ Terreno onde estava o Edifício São Pedro, cuja demolição foi concluída.
Initial plugin text
Após uma história marcada por luxo e incertezas, a demolição do Edifício São Pedro foi finalizada na última quinta-feira (06), quando houve a retirada dos últimos detritos do processo.
O edifício foi inaugurado na década de 1950, sendo o primeiro da Praia de Iracema. O prédio foi um dos grandes impulsionadores da atividade hoteleira na região e chegou a ser conhecido como o ‘Copacabana Palace cearense’.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura encerra demolição do edifício São Pedro e anuncia mudanças no trânsito
Terreno onde ficava Edifício São Pedro é pedido pela UFC para construção de novo campus
Demolição do edifício São Pedro, em Fortaleza, é concluída
Sua história, no entanto, também foi marcada por momentos difíceis, como o abandono após encerramento das atividades, o risco de desabamento que ele enfrentava há quase doze anos e o destino incerto em meio às disputas entre prefeitura, governo, antigos proprietários, entre outros. (confira aqui a linha do tempo completa das decisões que envolvem o edifício).
Nos últimos anos, ele foi palco de ocorrências diversas, como quando uma mulher morreu ao cair do prédio em 2021, quando entulhos levaram a um princípio de incêndio em 2022 e um homem tentou estuprar uma criança no prédio em 2023.
Imagens mostram demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza.
Helder Cunha/Prefeitura de Fortaleza
O futuro veio e, com ele, o início do processo de demolição. Em março deste ano, a Prefeitura de Fortaleza anunciou a derrubada do edifício por estar em “situação precária e risco de desmoronamento”, conforme anunciou José Sarto.
O Iracema Plaza Hotel foi o primeiro da Praia de Iracema em uma região que ainda não era verticalizada
Acervo dos Municípios Brasileiros/IBGE
Antes disso, o edifício já havia sido isolado por conta de obras no bairro.
“Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali.”, escreveu, ainda, Sarto.
Com os serviços de demolição finalizados neste mês, o trânsito na região começa a ser alterado e um novo projeto no mesmo espaço surge: a Universidade Federal do Ceará (UFC) solicitou uso do local para construir um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos.
Edifício São Pedro ajuda a contar a história de Fortaleza e segue sem destino definido
Processo de demolição teve contratempos
Demolição do Edifício São Pedro é concluída
A obra de demolição do edifício São Pedro começou em março, com previsão de conclusão em três meses.
Após o anúncio da prefeitura, o Ministério Público do Ceará chegou a entrar com uma ação contra a demolição, mas ela não avançou. Em abril, a obra foi embargada por risco aos trabalhadores, mas foi novamente liberada 12 dias após novas medidas de prevenção de acidentes.
Conforme auditores que fiscalizam o local, a forma como a demolição é realizada põe os trabalhadores em risco. Um dos pontos destacado era a operação de uma máquina retroescavadeira suspensa por um guidaste no telhado do prédio, que corria grave risco de desabar.
Edifício São Pedro, em Fortaleza, antes da demolição.
Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza informou que recebeu o relatório do Ministério do Trabalho e exigiu da empresa contratada para a demolição que cumprisse todas as medidas para garantir a integridade física dos profissionais que trabalham no desmonte do São Pedro.
Com a fim da obra de demolição, a prefeitura anunciou a continuidade das obras de requalificação da Praia de Iracema, que incluem a requalificação das vias do entorno do edifício São Pedro e a construção de novas calçadas. Os serviços devem ter duração de 30 dias.
O g1 acompanhou todo o processo de demolição e reuniu aqui algumas imagens que marcaram este momento. A derrubada do local foi feita com máquinas pesadas e, em alguns trechos, de forma manual.
Imagens mostram demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza.
Helder Cunha/Prefeitura de Fortaleza
Edifício cearense foi sinônimo de luxo no Ceará, mas sofreu declínio
Desde a década de 1950, o edifício tinha o uso dividido entre as atividades do hotel e apartamentos residenciais
Arquivo Nirez
O prédio foi inaugurado em 1951, sendo o primeiro a ter mais de três andares na Praia de Iracema. Ele surgiu como Iracema Plaza Hotel, consolidando uma era de luxo e lazer à beira do mar para os boêmios e visitantes da capital cearense. Era o começo da ocupação hoteleira na praia, que até então abrigava casas de veraneio.
O ambiente de festas e pompa continuou mesmo quando o prédio adotou o nome de Edifício São Pedro e passou a ser apenas residencial. Até que as condições estruturais trouxeram riscos aos moradores e transeuntes.
Pela importância para a história e arquitetura da cidade, houve idas e vindas nas tentativas de tombamento. Houve também projetos de novos usos para o imóvel. Nada funcionou, e o destino do prédio continuava indefinido até a demolição.
O São Pedro era referência de luxo e boemia para os fortalezenses, tanto pela movimentação do hotel como pelo uso residencial. A proximidade com o mar e o clima festivo dos eventos sociais marcaram a memória de quem passou pelo imóvel.
A aposentada Josefa Feitosa, de 64 anos, tem lembranças de dois períodos em que foi moradora do prédio. Primeiro, quando era recém-casada e se mudou para um apartamento do quinto andar, em 1986.
“O hotel ainda funcionava, eu descia para o restaurante Panela à noite. Era um apartamento pequeno que ficava bem em cima do hotel, porque o miolo do prédio era o hotel, e as laterais eram os apartamentos”, detalha Josefa.
Imagens do interior do hotel no documento de solicitação de tombamento do prédio, submetido em 2015
Reprodução
Com o tempo, além das infiltrações e do desgaste crescente das estruturas do prédio, a aposentada conta que a sensação de insegurança pesou bastante. Como lembra, as ruas do entorno passaram a ter pontos de prostituição e confusões durante a noite. “A gente não conseguia mais ficar, meus filhos ficavam muito expostos”, resume.
Em 2014, um primeiro processo de tombamento do prédio a nível municipal já existia. Nos anos seguintes, vieram a desocupação do prédio e um longo período de idas e vindas nas tentativas de preservar ou transformar o lugar.
Agora, a UFC solicita uso do local. A instituição afirmou em nota enviada ao g1 que solicitou à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) a cessão gratuita, por tempo indeterminado, “de uso do imóvel pertencente à União onde estava instalado o edifício, para que se iniciem, com a maior brevidade possível, os procedimentos para a imissão de posse da UFC, com todas as obrigações legais consequentes.”
“A UFC tem o interesse em edificar, no referido espaço, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos. No entendimento da Universidade, a cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa ao atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região.”, disse a universidade.
Edifício São Pedro, em Fortaleza, antes da demolição.
Prefeitura de Fortaleza
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias