12 de janeiro de 2025

Conheça a cidade que é a capital italiana de Goiás e que recebe um número de turistas 12 vezes maior que o de habitantes durante festival

Festival gastronômico atrai cerca de 120 mil turistas anualmente. A cada três moradores, um trabalha no evento. Nova Veneza, município da Região Metropolitana de Goiás
Divulgação / Festival Italiano de Nova Veneza
Música, dança e muita comida tradicional transformam a cidade de Nova Veneza na capital italiana de Goiás. Localizada na Região Metropolitana de Goiânia, a cidade sedia o 18º Festival Italiano, que deve atrair cerca de 120 mil turistas em 2024.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em 2024, quando a comunidade italiana no Brasil celebra os 150 anos de imigração, uma lei aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concedeu a Nova Veneza o título de Capital Italiana de Goiás.
Nova Veneza possui 9.481 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como o festival recebe cerca de 120 mil visitantes por ano, o número de turistas que visitam a cidade nos quatro dias de evento é quase 12 vezes maior que o de moradores.
Desse total, pelo menos um terço trabalha na realização do festival. A prefeitura da cidade afirma que o ganho das famílias envolvidas na festa equivale a um 14º salário, que movimenta a economia local mesmo depois do fim do festival.
De acordo com a organização do Festival Italiano, 60% da população de Nova Veneza é descendente de italiano.
Tradicional Panelaço do Festival Italiano de Nova Veneza
Divulgação / Festival Italiano de Nova Veneza
História
A história da cidade de Nova Veneza começa nos anos de 1912, quando uma família de imigrantes italianos se mudou para a região. Os “Stival” vieram de uma província localizada na região de Veneto, na Itália, em busca de melhores condições de trabalho e de vida.
A família comprou uma propriedade rural e se instalou na região. Doze anos depois, o patriarca João Estival dividiu parte de suas terras em lotes e ofereceu a lavradores, comerciantes e outros profissionais que tivessem interesse em se instalar no local.
O loteamento dos terrenos foi registrado em cartório em 5 de junho de 1924, motivo pelo qual o Festival Italiano é realizado anualmente nessa data.
LEIA TAMBÉM
Festival Italiano de Nova Veneza: 80 cozinheiras e três toneladas de macarrão vão servir mais de 30 mil pratos em festa; veja programação
Festival Italiano de Nova Veneza deve servir mais de 20 mil pratos
Idealizador do Festival de Nova Veneza, empresário e ex-prefeito Oswaldo Stival morre aos 92 anos
Também foi a família Stival que doou o terreno onde foi construída a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Em volta dela, o comércio e a área urbana da cidade se desenvolveram.
Pratos e cozinheira do Festival Italiano de Nova Veneza
Divulgação / Festival Italiano de Nova Veneza
Cidade
A região onde hoje está a cidade de Nova Veneza ficou conhecida como “Colônia de Italianos”, até que sua denominação foi alterada para Goianás, por causa dos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Somente em 1958 a cidade recebeu o nome de Nova Veneza .
A economia do município é impulsionada pelo turismo, mas a aptidão para o cultivo de alimentos que veio a Goiás com os italianos ainda reflete nas atividades de trabalho de Nova Veneza. Depois do turismo, a agropecuária é a principal atividade econômica da cidade, que se destaca pela produção de hortaliças.
Prato do Festival Italiano de Nova Veneza
Divulgação / Festival Italiano de Nova Veneza
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

Mais Notícias