Causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia. Pesquisadora na área de linguística histórica, ela era integrante da Academia Pernambucana de Letras. Professora e escritora Nelly Carvalho morre no Recife
A professora e escritora Nelly Carvalho, integrante da Academia Pernambucana de Letras, faleceu neste sábado (8), no Recife, aos 88 anos (veja vídeo acima).
Ela estava internada desde a sexta-feira (7) no Hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. A causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O velório acontece às 16h no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, no Grande Recife. A cremação começa às 19h, no mesmo local.
Graduada em letras, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nelly era especialista em linguística histórica, com pesquisas sobre publicidade, cultura e léxico.
Imagem de acervo da professora e escritora Nelly Carvalho, em entrevista à TV Globo em 2020
Reprodução/TV Globo
Segundo a Academia Pernambucana de Letras, algumas das principais obras dela são: “Empréstimos linguísticos”, de 1989; “O texto publicitário na sala de aula”, de 2014; e “Princípios básicos de lexicologia”, de 2016.
Nelly deu aulas na UFPE e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Em notas, as duas universidades lamentaram o falecimento da professora e homenagearam o legado acadêmico dela.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias