Grupo junino levou ao tablado do tradicional concurso de quadrilhas uma apresentação sobre a literatura de cordel. Quadrilha Amor Caipira, vencedora do concurso de quadrilhas juninas em 2024 no arraial Boa Vista Junina
Welika Matos/PMBV/Divulgação
A quadrilha Amor Caipira venceu o tradicional concurso de quadrilhas do Boa Vista Junina 2024 com o tema “Vem dançar, Cantar e se Apaixonar com o Cordel da Amor Caipira no Arraiá”, uma homenagem a literatura de cordel. A apuração dos votos dos jurados ocorreu na noite dessa sexta-feira (7), no trabalho da arena junina.
Com a conquista deste ano, a Amor Caipira se tornou bicampeã no arraial – a primeira vez que o grupo levou o título foi em 2011, há 13 anos. Ao todo, eles levaram 63 casais à apresentação na 6º noite do concurso
Em segundo lugar ficou a quadrilha Zé Monteirão. Em terceiro, a Eita Junino. As três quadrilhas empataram, mas no quesito desempate, a Amor Caipira levou a melhor.
“Trouxemos um tema muito bonito e complexo, que é a literatura de cordel. Conseguimos desenvolver esse tema no tablado, resultando na nossa vitória e estamos muito felizes de poder representar Roraima no concurso nacional em Brasília”, disse o presidente da Amor Caipira, Daniel Mangabeira, que é vereador da capital e também guarda civil municipal.
Outras modalidades
Além do grupo de acesso, o tradicional concurso de quadrilhas também tinha as modalidades “grupo de acesso” e “grupo emergente”.
Pelo grupo de acesso, a quadrilha Espantalho Junino, com o tema “Em uma noite de quermesse, Santo Antônio faz a festa” conquistou o título de campeã. Com isso, no próximo ano disputa o concurso pelo grupo especial.
“Trabalhamos muito para chegarmos a esse resultado e conquistar o título de campeã”, disse o presidente da quadrilha, Regis Silva.
Pelo grupo emergente, a conquista do título de campeã ficou com a Coração do Sertão, com o tema “Coração do Sertão, 20 anos de emoção” – com essa vitória, a equipe subiu para o grupo de acesso.
“Somos da comunidade do Truaru e nosso último título foi há 10 anos. O sentimento é de felicidade conquistar esse novo no nosso aniversário de 20 anos”, disse o coordenador do grupo, João da Cruz.
Durante as seis noites de disputa nas três categorias, os quadrilheiros mostraram no tablado todo o seu talento e criatividade, abordando temas profundos e reflexivos ao público que lotou as arquibancadas.
Confira o resultado geral:
🏆 Grupo Especial:
1º lugar – Amor Caipira
2º lugar – Zé Monteirão
3º lugar – Eita Junino
Grupo de Acesso:
1º lugar – Espantalho Junino
2º lugar – Tradição Macuxi
3º lugar – Joaninha Caipira
Grupo Emergente:
1º lugar – Coração do Sertão
2º lugar – Luar do Sertão
3º lugar – Sanfona Junina