Corporação diz que PMs foram hostilizados e agredidos e, para se defender, fizeram os disparos de arma de fogo. Já moradores disseram que abordagem foi violenta. Adolescente e adulto são baleados em operação policial em Campinas
Um adolescente de 15 anos e um adulto foram baleados pela Polícia Militar (PM) na manhã deste sábado (8) na Avenida Raimundo Granja, no Jardim Paranapanema, em Campinas (SP). Segundo a corporação, os tiros foram disparados em legítima defesa durante uma confusão.
📲 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
A ocorrência foi por volta de 08h45. Segundo a PM, os policiais foram verificar uma suspeita de tráfico de drogas no bairro. Ao chegaram no local, diz a corporação, eles foram hostilizados e agredidos. Para se defender, eles fizeram disparos de arma de fogo.
Já os moradores relatam violência por parte das equipes policiais durante a abordagem (leia mais no fim da reportagem).
Área está isolada pela Polícia Militar
Rafael Castro/EPTV
Duas pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo e socorridas a unidades de saúde de Campinas. O homem adulto, de 28 anos, está em estado estável e foi atendido no Hospital Mário Gatti.
Já o adolescente, que tem 15 anos, foi levado para o Mário Gattinho. Ele teve alguns ferimentos mais graves, mas também está estável.
Imagens obtidas pela EPTV, afiliada da Globo, mostram o momento em que as vítimas são resgatadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A informação inicial da PM é de que cinco pessoas foram detidas durante a confusão. A Polícia Civil foi até o local, que passou por perícia, e o caso deve ser registrado no 1º Distrito Policial da cidade.
Equipes da Polícia Militar após operação que terminou com dois baleados em Campinas
Reprodução/EPTV
Moradores relatam violência
Conforme os moradores que vivem no Jardim Paranapanema, a confusão aconteceu por conta da violência e truculência das equipes policiais. Uma moradora relatou que quando os PMs chegaram, entraram em uma casa, retiraram um suspeito e o agrediram com cassetete. A população teria partido para cima dos agentes, que revidaram.
“A reação deles com nós, população, é muito agressiva, como se eles fossem donos de tudo. Coisa simples, fácil de resolver, eles querem agir da pior maneira. Puro abuso. Porque nós tentamos ajudar, mas se eles nos tratam com arrogância como que nós vamos ajudar?”, questiona uma moradora, que não quis ser identificada.
Outro morador também relata abuso: “Chegaram a bater no rapaz com o cassetete e os meninos começaram a atirar banco, pedra, foi aí que eles [policiais] começaram a atirar.”
A equipe da EPTV procurou a Polícia Militar para um posicionamento sobre os relatos de violência dos moradores. Até esta publicação não houve retorno.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias na página do g1 Campinas