Pássaros estavam em gaiolas armazenadas em quatro malas. Pássaros eram da espécie canário-da-terra, uma das espécies mais traficadas no Brasil, segundo o Ibama
PF/Divulgação
Um passageiro foi preso com 500 pássaros escondidos em malas no Aeroporto Internacional de Boa Vista. A prisão por tentativa de tráfico de animais silvestres e maus tratos ocorreu durante fiscalização da Polícia Federal na madrugada deste sábado (6).
Os pássaros, da espécie canário-da-terra, estavam em gaiolas armazenadas em quatro malas em condições de maus tratos. Um deles havia até morrido, informou a PF. A espécie é uma das mais traficadas no Brasil.
Conheça as espécies de canário que vivem no Brasil
O passageiro foi preso e encaminhado à sede da PF, onde foi autuado em flagrante pelos crimes ambientais de maus tratos de tentativa de tráfico de animais silvestre. Ele pagou fiança e vai responder em liberdade.
A PF não informou para qual destino o suspeito iria levar os pássaros. A ação fez parte das atividades de fiscalização de fronteira da corporação.
Em setembro de 2022, um homem também foi preso no aeroporto quando tentava levar 235 pássaros, também da espécie canário, de Boa Vista para São Paulo.