Desabamento aconteceu na Rua do Giz e proprietário já tinha ordem da Justiça para reparar o imóvel. Casarão desabou e atingiu carro na Rua do Giz, em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Um casarão particular localizado em uma área de tombamento federal desmoronou, na manhã deste sábado (8), no Centro Histórico de São Luís. Os escombros tomaram a Rua do Giz e destruíram um carro que estava estacionado em frente ao imóvel.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A queda do casarão teria acontecido por volta das 10h, devido às fortes chuvas que caíram em São Luís nos últimos dias. Não havia ninguém na rua e nem no casarão, no momento do desabamento.
Coronel do Corpo de Bombeiros fala sobre queda de casarão no Centro Histórico de São Luís
No entanto, o muro da casa vizinha também desabou, bloqueando totalmente a entrada do imóvel. Na residência, os moradores conseguiram sair a tempo e, no final, ninguém ficou ferido.
Lena Brandão, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já havia uma decisão judicial determinando que o proprietário realizasse os reparos necessários. O casarão também estava na lista de imóveis com risco de desabamento.
Justiça já havia determinado o reparo em casarão que desabou no Centro Histórico de São Luís
Reprodução/TV Mirante
Cássia Vitória, uma das seis moradoras da casa ao lado, declarou que parte do mesmo casarão já havia desmoronado há dois anos. Na época, eles deram entrada no pedido de aluguel social, que até hoje não foi aprovado. Eles decidiram ir para a casa de parentes, mas os avós de Cássia se recusam a sair do local.
De acordo com o parecer técnico do Corpo de Bombeiros, há risco de novo desmoronamento. Por isso, os dois imóveis que ficam ao lado do casarão foram interditados pela Defesa Civil Municipal e os moradores foram orientados a deixar o local.
Justiça já havia determinado o reparo em casarão que desabou no Centro Histórico de São Luís
Reprodução/TV Mirante
Esse é o terceiro desabamento que acontece somente em 2024, na região do Centro Histórico de São Luís, segundo os bombeiros.