12 de janeiro de 2025

Novos Baianos celebram força de ‘Acabou Chorare’ 50 anos após lançamento do álbum

Disco gravado pelo grupo em 1972 foi eleito um dos 300 discos mais icônicos da música mundial. Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor se apresentaram no Palco Brasil do João Rock 2024. Novos Baianos no palco do João Rock 2024
A simples projeção de imagens de uma carreira que começou em 1969 já foi o suficiente para colocar os fãs da banda Novos Baianos em polvorosa na noite deste sábado (8), durante o festival João Rock em Ribeirão Preto (SP).
O grupo foi o segundo a se apresentar no Palco Brasil e celebrou o álbum “Acabou Chorare”, eleito pela publicação norte-americana “Paste Magazine”, especializada em música e entretenimento, com um dos 300 discos mais icônicos da história da música mundial.
“Eu acho que quem mais ganha com isso é o nosso público, já que a gente está deixando aí um legado ‘0800’ para quem quiser aproveitar. Quer ser músico brasileiro? Mergulhe na música dos novos baianos, mergulhe nas raízes brasileiras”, definiu o guitarrista Pepeu Gomes, nos bastidores do festival.
Ao lado dele, Baby do Brasil disse sentir que o reconhecimento mostra que “vale a pena fazer música de qualidade”, bem como se entregar de corpo e alma. “Vale a pena se doar, andar junto, pagar o preço, não pensar só na grana, dividir tudo, para conseguir um super resultado, como aconteceu com a gente. Juntou tudo e aí somou para multiplicar”.
Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil e Pepeu Gomes no palco Brasil do João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
Completando o trio, Paulinho Boca de Cantor foi taxativo. “Não se gosta de uma música dos Novos Baianos, o povo gosta da nossa vida, do que construímos”, definiu.
Riqueza
De acordo com Baby, quando o trio recebeu a notícia do reconhecimento, já viu a oportunidade de celebrar no palco do João Rock. “Percebemos que podíamos aproveitar e comemorar com esse público uma vitória que não é só nossa. É uma vitória da música brasileira”, destacou a cantora.
Ao se deparar com os fãs no palco do festival, o trio entrou abraçado entregando a riqueza sonora da música “Anos 70”. Quando chegou na parte de Baby na canção, os gritos demonstraram a quantidade de seguidores que estavam ali principalmente por causa dela.
Mais uma leva de gritos foi ouvida quando Pepeu, durante o hit “Besta é Tu”, foi à frente do palco para um de seus famosos solos – que ganharam destaque em vários momentos da apresentação.
A interação com os demais músicos da banda ficou também em evidência, inclusive quando Paulinho cantava “Dê Um Rolê”. Nesse momento, Baby foi se juntar à percussão, antes de ela mesma puxar “A Menina Dança”.
Paulinho Boca de Cantor e Baby do Brasil no palco Brasil do João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
Festa com os fãs
Em bate-papo com o público, Baby celebrou a noite. “É um prazer inenarrável estar com vocês. Pra nós, prazer duplo, primeiro por estar aqui comemorando a vida, e por compartilhar com vocês que uma banda brasileira foi considerada um dos 300 discos mais importantes da Terra”, destacou a cantora.
Ela ainda lembrou que o mesmo disco já tinha sido reconhecido no Brasil pela Rolling Stone, como o melhor álbum do país.
Paulinho puxou palmas para Moraes Moreira e Luiz Galvão, que morreram em 2020 e 2022, respectivamente. Na emoção de Acabou Chorare, ele agradeceu também ao público pelo reconhecimento do álbum composto há 50 anos.
📸 Veja fotos dos Novos Baianos:
“É graças a vocês que sempre quiseram ter os Novos Baianos por perto”, comemorou e puxou “Batucada de Bamba”.
Em seguida, com “Mistério do Planeta”, Pepeu mais uma vez deu um show à parte na guitarra, mostrando uma intimidade invejável com o instrumento.
Os Novos Baianos ainda cantaram os hits “Brasil Pandeiro” e “Preta Pretinha”, sempre puxando os fãs para soltarem a voz. “Desse jeito não vamos embora”, brincou Paulinho.
Com “Brasileirinho”, o trio se despediu do João Rock.
Pepeu Gomes no show dos Novos Baianos no palco Brasil do João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
Veja mais notícias do João Rock 2024

Mais Notícias