O g1 conversou com profissionais da área veterinária que afirmaram que a capacidade dos cães não passa de pânico e instinto de sobrevivência. Especialistas dizem que cães não nascem sabendo nadar, mas podem ser estimulados
Divulgação/Caiçara Pet
Um cachorro da raça rottweiler precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros após não conseguir sair de uma piscina em Mongaguá (SP). Mas, como assim? Então, é mito que os cães nascem sabendo nadar? E como explicar o termo “nadar cachorrinho”?
O g1 conversou com especialistas que afirmaram que a capacidade que os cachorros têm de se movimentar na água não passa de pânico.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Apesar de ser um mito, profissionais e os próprios tutores podem ajudar os animais com o devido treinamento. Mas, é claro: Sempre com os devidos cuidados para os pets poderem desfrutar apenas dos benefícios da natação. Confira abaixo:
À esquerda, cães na aula de natação em Santos (SP). À direita, cachorro resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Mongaguá (SP)
Divulgação/Caiçara Pet e Reprodução
🐕Cachorros nascem sabendo nadar?
Não. O médico veterinário e especialista em endocrinologia veterinária, Heitor Estella Felippelli, afirmou à equipe de reportagem que a ideia de que cachorros nascem sabendo nadar é um mito.
“Inclusive, [o mito] tem que acabar o quanto antes porque isso gera traumas e até óbitos, em alguns casos. Nem todo cachorro nasce sabendo nadar. Isso é uma coisa [que pode ser] aprendida por eles”, afirmou o veterinário.
🏊♀️Então, o que significa ‘nadar cachorrinho’?
Muitas pessoas acreditam que o termo “nadar cachorrinho” significa que os cães são ótimos nadadores. A bióloga, adestradora especialista em comportamento animal e proprietária da creche e hotel Caiçara Pet, Agatha Augusto, explicou ao g1 que não tem relação com a suposta habilidade do animal.
“Usamos esse termo justamente porque nadamos como eles nesse estilo, com as mãos e pés para dentro da água, próximo ao corpo, mantendo apenas a sustentação. É bem similar ao nado dos cães”, explicou Agatha.
Cachorros durante aulas de natação em Santos (SP)
Divulgação/Caiçara Pet e Divulgação/Beach Dogs
🧐De onde surgiram esses boatos?
O adestrador comportamental e responsável pela creche e hotel Beach Dogs Resort, Rafael Castanheira, explicou que as pessoas costumam confundir a capacidade de um cão se movimentar na água com saber nadar.
Quando um cachorro cai na água pela primeira vez, de acordo com o especialista, é comum ele entrar em pânico e se debater, fazendo com que o animal, inicialmente, flutue. “Ao contrário dos humanos, os cães quando entram em estado de fadiga simplesmente ‘travam’ e começam a afundar”, disse Rafael.
🚨Cachorros podem nadar?
O veterinário Heitor explicou ao g1 que todos os cães podem nadar. Segundo ele, as raças maiores e os vira-latas são nadadores melhores do que aqueles de focinho achatado, como Buldogues, Shih-tzus e Pugs, que precisam ser monitorados constantemente e usar colete salva-vidas.
✔️Benefícios da natação
Cachorros se divertem em aulas de natação na Baixada Santista (SP)
Os especialistas afirmaram ao g1 que não há malefícios em colocar os cachorros para nadar, desde que tenham supervisão dos tutores e profissionais da área. Eles, inclusive, listaram os inúmeros benefícios:
➡️Fortalecimento muscular
➡️Melhora a circulação de sangue, articulação e respiração
➡️Gasta energia
➡️Mantém os cães frescos, principalmente durante o verão
➡️Auxilia a coordenação motora
➡️Estimula a mente, fazendo com que estejam ágeis e em alerta
➡️Promove momentos de diversão
➡️Alivia o estresse
🫧Piscina adequada
O adestrador Rafael acrescentou ser crucial alertar os tutores para protejam as piscinas dos cachorros, e que os animais só a usem com supervisão. “Sabemos que os cães são naturalmente curiosos e podem encontrar maneiras de ultrapassar as barreiras de proteção e cair na água”, explicou ele.
Assim como é na praia, a adestradora Agatha explicou que o ideal é que a piscina tenha níveis diferentes para os cachorros sentirem a sensação da água aos poucos e saírem quando quiserem.
Além disso, o cloro deve estar baixo, porém, dentro do ideal. Uma dica da especialista é usar ozônio na água. De acordo com ela, serve como um bactericida e ajuda a cicatrizar a pele dos cachorros.
🐾O que aconteceu com o rottweiler?
Bombeiros ‘invadem’ casa para resgatar Rottweiler que estava dentro de piscina
O caso aconteceu na Avenida Governador Mário Covas, no bairro Vila Anhanguera, em Mongaguá. O Corpo de Bombeiros informou que uma equipe usou uma escada para pular o muro de uma casa e resgatar um cachorro da raça rottweiler que se ‘debatia’ em uma piscina, sem conseguir sair da água.
Depois do resgate, os agentes deixaram o cão em um lugar seguro na casa, além de fecharem o portão que dava acesso à piscina. Segundo a prefeitura, o imóvel estava vazio, e a Unidade de Vigilância de Zoonoses vai apurar uma denúncia de abandono do animal.
Nas imagens, obtidas pelo g1, é possível ver três bombeiros subindo o muro e entrando na casa com o auxílio da escada. Enquanto isso, o cachorro estava parcialmente submerso na água. Os agentes tiraram o animal da piscina e o deixaram do outro lado do portão (assista acima).
Bombeiros ‘invadiram’ casa com escada para resgatar Rottweiler que estava dentro de piscina, em Mongaguá (SP)
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos