Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 2 a 8 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (2)
VÍDEO: Motorista embriagado invade bar com carro contra família em Imperatriz
Um motorista com sinais de embriaguez invadiu um bar com o carro no bairro Vila Lobão, em Imperatriz, na região Sudoeste do Maranhão.
Um vídeo (veja acima) gravado por uma câmera de segurança mostra o momento em que o carro branco atinge as pessoas que estão sentadas na mesa. Houve correria, a cobertura do bar ficou destruída e cadeiras foram quebradas.
Testemunhas afirmaram que o homem jogou o carro contra os próprios familiares e a esposa do motorista ficou ferida.
Após o atropelamento, o motorista fugiu, mas se envolveu em um acidente em uma rua que dá acesso à BR-010. A polícia foi acionada e o homem acabou preso e encaminhado para a delegacia.
Segunda-feira (3)
Morto em caixão ‘toma banho de rio’ no interior do MA
O corpo de um homem sendo carregado por familiares e amigos dentro de um rio, no interior do Maranhão, viralizou nas redes sociais (assista acima).
O vídeo mostra que, durante o trajeto, as pessoas que levam o caixão ingerem bebida alcoólica e gritam, enquanto outras jogam água em cima do caixão, como se tivessem dando um ‘banho” no morto, tudo isso acompanhado por uma multidão, em uma espécie de festejo.
O caso aconteceu no povoado Santa Izabel, uma comunidade quilombola, na cidade de Cândido Mendes, a 341 km de São Luís. O corpo no caixão é de Alex dos Santos Oliveira, de 44 anos, que morreu no domingo (2), vítima de aneurisma cerebral.
Alex era muito conhecido na região, pois atuava há cerca de 22 anos como agente de saúde na zona rural da cidade. Ao g1, o filho de Alex, Aécio Oliveira contou que o pai havia pedido que quando morresse queria que o seu velório fosse algo alegre, não queria ninguém triste durante seu enterro e que seguissem a tradição de passar com o caixão por dentro do rio Gapó.
Terça-feira (4)
O médico veterinário Daniel Leite Cardoso está foragido.
Reprodução/TV Mirante.
O médico veterinário Daniel Leite Cardoso, de 39 anos, foi condenado a 14 anos de prisão pela morte do empresário Eduardo Viegas Costa, que foi morto a tiros dentro de uma clínica veterinária no bairro Monte Castelo, em São Luís.
O crime aconteceu na noite do dia 9 de setembro de 2020, por volta das 19h40, e foi registrado por câmeras de segurança da clínica veterinária.
Daniel Leite foi condenado por homicídio e, também, pelo crime de lesão corporal contra Josievelyn Cutrim Mendes, namorada de Eduardo Viegas, que estava na clínica na hora do crime e também foi atingida pelos disparos do veterinário, chegando perder um dos dedos da mão.
Quarta-feira (5)
Homem é preso após agredir namorada em locadora de carro.
Divulgação/ PC-MA
Um homem de 43 anos foi preso em flagrante pelos crimes de injúria, ameaça e lesão corporal contra a namorada no bairro João de Deus, em São Luís.
Segundo a Polícia Civil (PC-MA), a vítima foi agredida no interior de um veículo que estava estacionado no pátio de uma locadora, no bairro Tirirical. A ação do suspeito foi registrada por câmeras de segurança da própria locadora.
Após o crime, uma equipe de investigadores iniciou diligências para identificar a localização do suspeito e prendê-lo. Ainda de acordo com a PC, a agressão foi motivada pelo fato de o agressor não concordar com a namorada em relação à entrega de um veículo à locadora.
A polícia conseguiu identificar a localização do suspeito para encaminhá-lo à Delegacia Especial da Mulher de São Luís, onde permanece preso. Após a identificação, ficou constatado que o indivíduo já tinha ficha na polícia por crime semelhante com outra mulher.
Quinta-feira (6)
Tornozeleira eletrônica
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Um homem, chamado Jackson Ferreira, foi condenado pela Justiça Federal por usar a tornozeleira eletrônica de outra pessoa, por dinheiro.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), em maio de 2023 a Polícia Federal realizou uma operação no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, na casa de Michel da Silva, que já havia sido condenado e deveria estar usando uma tornozeleira eletrônica.
A operação visava cumprir ordens de busca e apreensão, pois Michel estava sendo investigado por tráfico de drogas. No entanto, os policiais encontraram Jackson, que estava usando a tornozeleira eletrônica de Michel e um documento falso em nome dele.
Segundo as investigações, Michel havia providenciado o documento de identidade falso para que o acusado pudesse usá-lo se fosse abordado pela polícia. Jackson ainda teria confessado à polícia que estava usando a identidade falsa e a tornozeleira eletrônica em troca de um pagamento mensal.
Após a denúncia, o juiz da 2ª Vara Federal Criminal decidiu que Jackson agiu de propósito e que ele cometeu os crimes de falsificação de documento público e uso de documento falso. Ele foi condenado o acusado a dois anos, dois meses e vinte dias de prisão, além de 56 dias de multa, com cada dia de multa equivalente a 1/30 do salário mínimo.
Sexta-Feira (7)
Pablo Vittar no palco da 1° noite do Festival do São João da Thay
Paulo Davi/ Grupo Mirante
Começa o Festival São João da Thay. No primeiro dia, os destaques foram para Pabllo Vittar e Christian Chávez, que agitaram o público maranhense durante sua apresentação.
Usando um figurino inspirado na bandeira do Maranhão, Pabllo Vittar trouxe um setlist repleto de sucessos e abriu a noite com “Pra Te Esquecer”, regravação da Banda Calypso presente no Batidão Tropical Vol. 2. Clássicos como “K.O.” e “Disk Me”, hits que solidificaram sua carreira, também estavam entre as músicas do show.
Christian Chávez, do RBD, dança junto com o Boi de Nina Rodrigues no São João da Thay
Já o cantor mexicano Christian Chávez, do RBD, deu um show de simpatia e emocionou centenas de fãs maranhenses usando uma roupa em homenagem ao Bumba meu boi do Maranhão.
O artista cantou sucessos do grupo mexicano e ainda dançou, ao lado de Thaynara OG, com o Boi de Nina Rodrigues, uma dos grupos culturais mais populares do Estado. Veja o momento no vídeo acima.
Lençóis Maranhenses fica situado no município de Santo Amaro
Reprodução/TV Globo
Além disso, a Prefeitura de Santo Amaro informou que está suspensa a cobrança de R$ 10 da Taxa de Turismo Sustentável (TTS), que era obrigatória para todos os turistas que vão para os Lençóis Maranhenses, na área municipal.
A decisão é para atender a uma determinação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que considerou inconstitucional a lei que instituiu o novo tributo municipal. No entanto, a Prefeitura de Santo Amaro comunicou que tentará reverter a decisão.
Sábado (8)
Alceu Valença no Festival São João da Thay
Paulo Davi/Grupo Mirante
O sábado foi do 2º dia do Festival São João da Thay. Desta vez, os destaques foram para os shows de Wesley Safadão, Alceu Valença e o encontro dos bumba meu boi do Maranhão com o boi bumbá, do Amazonas.
Com seus hits atemporais que misturam rock com ritmos nordestinos tradicionais, o cantor Alceu Valença esteve à frente do megapalco em homenagem à Cidade dos Azulejos e se apresentou com uma jaqueta estrelada e o famoso chapéu de cangaceiro.
O compositor e instrumentista abriu o show com “Tournée Nordestina”, e, em seguida, continuou o setlist de sucesso com as músicas “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Coração Bobo” e “Tropicana”.
Wesley Safadão encerrou com chave de ouro o Festival São João da Thay
Fernando Santos
Já o cantor Wesley Safadão levou o público ao delírio com a alegria e o ritmo contagiante de seu repertório. Foram mais de 2h30 de show com músicas lançadas recentemente e outros sucessos que fazem parte da carreira do artista, além de regravações de outros cantores e ganharam popularidade no Brasil.
Além disso, a segunda noite do Festival São João da Thay foi palco de um encontro histórico e emocionante entre o Bumba meu boi do Maranhão e o Boi Bumbá do Amazonas. Essa foi a primeira vez que as duas grandes manifestações culturais do Brasil se encontraram.
Bumba meu boi do Maranhão e Boi Bumbá do Amazonas fazem encontro histórico
A apresentação histórica contou com a participação do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, de Parintins e, do Boi de Morros, manifestação do sotaque de orquestra do Maranhão. Veja o vídeo acima.
Junto com os bois, a ex-BBB Isabelle Nogueira, ex-cunhã do Garantido e Thaynara OG, embaixadora do boi de Morros, dançaram junto com os integrantes dos três grupos, ao som de Boi de Lágrimas, uma das toadas mais populares do São João do Maranhão.