12 de janeiro de 2025

Lula age por MP que altera regras do PIS/Cofins e cobra aliados: ‘Não é possível que vamos perder a pauta do arroz’

Presidente debateu semana da política e da economia em reunião da articulação política; ele deve falar com Pacheco para evitar devolução de MP criticada por empresários. MP do PIS/COFINS: entidades temem alta nos combustíveis
O presidente Lula avisou aliados que vai procurar pessoalmente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para dissuadi-lo de devolver a Medida Provisória que, na prática, vai dar cobertura para a manutenção da desoneração a 17 setores da economia.
A medida que vai dar lastro à renúncia de impostos causada pela desoneração limita o uso de créditos do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) para o abatimento de outros tributos.
Alguns empresários reagiram publicamente contra o texto e a oposição passou a cobrar a devolução da MP.
Na reunião de articulação, Fernando Haddad (Fazenda) disse que já esclareceu o texto a alguns nomes importantes do PIB e que fará um giro também de explicações para confederações e líderes de partidos de centro e centro-direita.
Bronca em aliados
Além de alinhar a atuação, na reunião, Lula deixou um pito a aliados no ar. Segundo relatos, o presidente disse que “não é possível” que o governo “vai perder a pauta do arroz”.
Ele estava se referindo às críticas à compra internacional de 263 mil toneladas do produto que, após as cheias no Rio Grande do Sul, passou a ser alvo de especulação financeira.
Lula disse que era preciso mostrar que a intenção do governo era “colocar arroz na mesa a um preço justo” e que era inadmissível perder esta batalha de comunicação.
Compra internacional de toneladas se arroz se tornou mais uma crise de comunicação no governo Lula
Reprodução/Freepik

Mais Notícias