13 de janeiro de 2025

Batalhão Ambiental apreendeu 8 toneladas de carvão ilegal em 5 meses no Amapá

Operação aconteceu no período de 5 meses, de janeiro a maio. Além de carne de caça ilegal, foram apreendidos outros materiais que infringem as leis ambientais. Carvão apreendido durante operações do Batalhão Ambiental no Amapá
Polícia Militar/divulgação
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar divulgou o balanço de apreensões no período de 5 meses, sendo de janeiro a maio de 2024. Neste período, cerca de 8 toneladas de carvão ilegal e 140 quilos de carne de animal silvestre foram apreendidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Veja o balanço de apreensões
142,2 quilos de carne de animal silvestre;
600 litros de combustível;
12,9 metros cúbicos de madeira;
Cerca de 8 toneladas de carvão;
5 aparelhos de som;
1,8 toneladas de pescado;
100 quilos de Pirarucu.
Mais de 140 quilos de carne de animais silvestres foram apreendidos em 5 meses
Polícia Militar/divulgação
A espécie de peixe ‘Pirarucu’, só pode ser comercializada se estiver dentro das normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deve seguir os seguintes requisitos: 1,50 metros de comprimento total, para o peixe inteiro 1,20 metros de comprimento total para a manta fresca e 1,10 metros de comprimento total para a manta seca.
De acordo o major Hércules Lucena, diretor de operações do Batalhão Ambiental, as áreas portuárias de Macapá, Santana e Mazagão, são as que mais recebem a fiscalização.
“Toda semana fiscalizamos nessas áreas, cidades onde geralmente há grande apreensão de pescado irregular, carne de animal silvestre e ainda, tráfico de drogas”, disse o major.
O major disse ainda, que espécies variadas foram capturadas provenientes de caça ilegal.
“Registramos também centenas de captura de animais silvestres. Somente esse ano, até maio, foram mais de 180 capturas entre cobras, algumas espécies de macaco e quelônios”, disse Hércules.
Além de animais, diversos materiais foram apreendidos
Polícia Militar/divulgação
Apreensões em Junho
Durante as fiscalizações já no início do mês de junho, na terça-feira (4) foram apreendidas em Santana, carne de capivara, jabuti e cerca de 7 quilos de peixe salgado e, ainda aproximadamente 2 toneladas de carvão, sem a comprovação e documentos necessários.
Nas fiscalizações da quarta-feira (5), no Canal do Jandiá, em Macapá, foram encontradas carnes de animais silvestres e pescado com indícios de que seriam comercializados de maneira ilegal. O responsável pelo armazenamento não foi encontrado. O material possou por uma inspeção e foi doado em seguida.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias