13 de janeiro de 2025

Casal que mora há 38 dias em barco após perder casa em enchente no RS já salvou mais de mil pessoas

Os pescadores Pablo Silveira e Carla Drover estimam ter resgatado mais de 600 animais, enquanto oficina da família foi destruída pelas águas. Os filhos do casal estão na casa de parentes. Casal mora há 38 dias em barco após perder casa em enchente no RS
Na região das Ilhas, em Porto Alegre, os pescadores Pablo Silveira e Carla Drover, que perderam tudo quando a casa foi levada pelas águas, decidiram transformar a tragédia em uma missão de resgate. Há 38 dias eles vivem em um barco enquanto se dedicam a salvar vidas e ajudar a comunidade afetada (veja o vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao longo do período, o casal conta que já prestou socorro a mais de mil pessoas e a cerca de 600 animais.
“A única solução que nós achamos de não ficar chorando, lamentando, foi ajudar as pessoas”, explica Pablo.
Cerca de 160,2 mil pessoas e 39,4 mil edificações foram afetadas em Porto Alegre, segundo dados da prefeitura.
Para Carla, a parte mais difícil foi a separação dos filhos, de 7 e 17 anos, que estão abrigados na casa de parentes. O casal mantém contato com os filhos por meio do celular, única forma de diminuir a distância e a saudade durante o período.
A pescadora relata que um dos casos mais marcantes dos resgates foi o encontro com um casal que estava desaparecido.
“Eles estavam há dias. Já todo mundo procurando e não achava. Não tinha acesso para a casa deles, porque a água tinha muita correnteza, ninguém conseguia entrar. Nós conseguimos entrar com o nosso barco, encontramos eles. Eles estavam há cinco dias comendo só bergamota, não tinham o que comer. Aí a gente levou comida, levou água, levou vela que eles não tinham”, revela.
A oficina da família, de onde vinha o sustento da casa, também foi completamente destruída.
“Eu tinha um estaleirinho de barco, mas ele foi todo soterrado com a areia, as ferramentas tudo, a máquina de solda que eu tinha pendurado para não molhar”, disse Pablo.
Casal, morador da região das Ilhas, oficina com a enchente.
Reprodução/ RBS TV
O Rio Grande do Sul registra 175 mortos em razão dos temporais e cheias. A Defesa Civil do estado ainda informou que 38 pessoas estão desaparecidas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias