13 de janeiro de 2025

Aeroporto de Congonhas vai ganhar bolsão exclusivo para embarque em carros de aplicativos

Resolução da Prefeitura de SP permite reorganização de áreas de embarque e desembarque no aeroporto. Mudança deve estar em execução até 10 de julho, e concessionária Aena afirma ter projeto já pronto. Congonhas terá bolsão para carros de aplicativos
A Prefeitura de São Paulo publicou nesta segunda-feira (10) uma resolução que permite à concessionária Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, autonomia para determinar como embarque e desembarque vão funcionar.
A resolução da prefeitura determina que o projeto comece a funcionar até 10 de julho. A concessionária diz que as mudanças estarão prontas.
Numa tentativa de reduzir os congestionamentos rotineiros no entorno, a Aena pretende criar um bolsão apenas para carros de aplicativos com 59 vagas de embarque. Além disso, haverá uma área reservada para alguns táxis. Já o desembarque, seja por carro particular, de aplicativos ou táxi, não será alterado e permanecerá no piso superior.
Segundo Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais da Aena, será necessário redistribuir as vagas. Hoje, o espaço dedicado a ônibus e táxi é maior que a demanda, enquanto a área para veículos de aplicativos e particulares é aquém.
Passageiros em saguão do Aeroporto de Congonhas
Reprodução/TV Globo
Ele explicou que, de imediato, haverá “uma setorização daquela área [carros de aplicativos], identificada por cor, letra e número, para facilitar o encontro entre o passageiro e o carro dele. Essa setorização vai facilitar muito, vai tornar mais rápida e, portanto, mais fluido o trânsito ali”.
O projeto da Aena também prevê a construção de um bolsão para os carros de aplicativos ficarem estacionados, enquanto esperam uma corrida. Hoje, eles ficam parados em ruas do outros lado da Avenida Washington Luiz ou estacionam no acesso ao aeroporto, em locais proibidos. Alguns ainda ficam circulando pelo entorno, e isso piora o trânsito.
O bolsão vai ter 145 vagas e, embora os motoristas reclamem que é pouco, a Aena afirma que este é o espaço disponível no momento.

Mais Notícias