7 de janeiro de 2025

Após ataque a vereador no Paraná, especialista explica comportamento de cavalos em situações de ameaça

Enquanto caminhava na calçada, parlamentar foi mordido e puxado pelo animal. Ataque despertou a atenção de profissionais sobre comportamentos e cuidados com estes animais. Qual a reação de um cavalo que se sente ameaçado?
O caso do vereador Renato de Vicente (PSD), de São Manoel do Paraná, no noroeste do estado, repercutiu em todo país e despertou questionamentos sobre os diferentes comportamento dos cavalos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
No início do mês, enquanto caminhava na calçada, o parlamentar foi mordido e puxado pelo animal. A mordida deixou feridas no tórax e ele precisou ser encaminhado para o hospital do município.
De acordo com o pecuarista da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná Ernesto Nogara, uma sequência de fatores é necessária para que haja um bom convívio entre animal e ser humano.
“Ele exige muito respeito. Estamos sempre escovando, dando banho, para tirar qualquer receio que ele possa ter”, explica.
Especialistas explicam comportamento de cavalos diante a situações de ameaça
Caminhos do Campo/RPC
Segundo Ernesto, quando o animal se sente ameaçado, ele tende a agir de uma forma inesperada.
Excesso de força e sobrecarga, por exemplo, podem ser fatores capazes de influenciar a ocorrência de um acidente.
“O cavalo pode atacar, dar coice, pular em você. É só uma resposta de como ele está sendo submetido”, destaca o especialista.
Vale ressaltar que a reação do animal não está ligada apenas a situações de maus-tratos, conforme explica a zootecnista Marina Parrilli muitas vezes a intenção do cavalo é apenas fugir de uma situação que lhe causa medo, como o convívio com estranhos.
“Se eu chegar de uma forma diferente ele pode me atacar”, explica.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Mais Notícias