Considerado um dos principais cartões-postais da capital, espaço está fechado há mais de 40 dias. Retomada do funcionamento envolveu várias etapas, como limpeza das áreas externa e interna, desinsetização e religação do sistema de energia. Vista aérea da região do Mercado Público, em registro divulgado pela Prefeitura
Divulgação/PMPA
O Mercado Público de Porto Alegre — um dos principais cartões-postais da Capital — foi severamente afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Fechado desde o dia 3 de maio, o espaço se prepara para reabrir parcialmente na próxima sexta-feira (14), após mais de 40 dias.
O Mercado Público de Porto Alegre — um dos principais cartões-postais da capital — foi severamente afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Fechado desde o dia 3 de maio, o espaço se prepara para reabrir parcialmente na próxima sexta-feira (14), após mais de 40 dias.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Neste primeiro momento, restaurantes do segundo piso e lojas com acesso direto para a rua voltarão a operar, com funcionamento estipulado das 8h às 19h.
Comparativo do Mercado Público em maio e em junho de 2024
Initial plugin text
Conforme cronograma divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre, a partir da terça-feira (18) lojas internas do térreo poderão funcionar.
A limpeza do complexo foi encerrada e a energia elétrica religada no sábado (8). Veja abaixo as datas em que demais procedimentos foram realizados.
Confira abaixo uma galeria com registros de como estava o Mercado Público durante a enchente e como está agora, nos preparativos finais para a reabertura:
Da inundação ao anúncio de reabertura, relembre datas que marcaram o Mercado Público entre maio e junho:
3 de maio — Mercado Público é fechado em razão dos alagamentos
22 de maio — Começa a lavagem de áreas do entorno do Mercado Público
28 de maio — Começa a limpeza dos espaços do Mercado Público
8 de junho — Sistema de energia do Mercado Público é restabelecido
14 de junho — Reabertura parcial. Restaurantes do 2º piso e lojas com acesso direto para a rua poderão funcionar
18 de junho — Lojas internas do térreo poderão funcionar
Mercado Público de Porto Alegre será reaberto parcialmente na sexta-feira
Tragédia ambiental
Dos 175 óbitos registrados em decorrência da enchente, cinco aconteceram na Capital, segundo boletim divulgado na segunda-feira (10) pela Defesa Civil estadual. Em Porto Alegre, mais de 160,2 mil pessoas foram atingidas, além de mais 39,4 mil edificações afetadas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS