7 de janeiro de 2025

Agricultores do Paraná apostam na produção de maracujá: ‘Vamos aumentar’

De acordo com dados do DER-PR, em 2022 foram produzidas 16,2 mil toneladas do fruto no estado. Agricultores do noroeste apostam na produção de maracujá
No noroeste do Paraná uma cooperativa voltada para o cultivo de hortifrutis possui hoje 65 cooperados.
O produtor Dorival Vieira Menezes é um deles. Na propriedade, em Cianorte, são cerca de mil pés de maracujá plantados. A meta agora é aumentar.
‘”Vamos aumentar mais 500, vamos para 1,5 mil pés. Isso já é um projeto, é só colocar em prática”, diz.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A cooperativa tem um contrato com uma indústria de polpas que fica em Japurá, a 26 km de Cianorte. A maior parte da produção vai exclusivamente para essa empresa. Ou seja, os produtores têm garantia de venda após a colheita.
Este foi um dos incentivos que fez com que muitos apostassem na cultura do maracujá na região. A colheita da primeira safra já começou, mas o ponto alto deve ser em meados de março até junho.
Produção de maracujá cresce no Paraná
Luiz Gabriel Franco/ g1
Produção em crescimento
Dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (DER-PR) mostram que, atualmente, o estado tem 1.146 hectares destinados a cultura. Em 2022, o Paraná chegou a produzir 16.228 toneladas do fruto.
O cultivo de maracujá dentro da cooperativa na região noroeste é recente, tem cerca de um ano, e é uma grande aposta entre os produtores.
“A grande questão é que nós temos um produtor com tradição no cultivo do hortifruti. Temos uma excelente assistência técnica do IDR-PR e um clima favorável. Mas vários projetos iniciados não tiveram sucesso em função da comercialização. Pensando nisso, nós criamos a cooperativa”, explica o chefe da SEAB em Cianorte, Francisco Cascardo Neto.
A espécie plantada em todas as propriedades da cooperativa é a ‘FB 300’, geralmente destinada à indústria por conta do alto aproveitamento da polpa se comparado a outras espécies.
“A gente conseguiu amarrar todos os pontos e tenho certeza de que isso é o ‘pulo do gato’ que fez com que o projeto desse certo”, declara o secretário de agricultura de Cianorte, Anízio Menarim Filho.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Mais Notícias