Orlando Moraes Pinheiro, de 41 anos, já tinha passagem pelo Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e era conhecido por aterrorizar moradores do bairro do Pacoval, na Zona Norte de Macapá. Um homem identificado como Orlando Moraes Pinheiro, de 41 anos, morreu com um tiro no tórax nesta segunda-feira (10) em confronto com uma equipe da Polícia Militar, na Avenida Amazonas, no bairro do Pacoval, na Zona Norte de Macapá.
O homem estava em via pública ameaçando um idoso com uma arma de fogo. Uma testemunha o denunciou para equipes do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), que estavam em patrulhamento no local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A polícia foi ao local indicado e coletou informações com as testemunhas sobre a localização do suspeito que já não estava mais em via pública. Ele havia entrado em uma casa próxima para se esconder após avistar a equipe.
Ao g1, o Major Ademar Leite, comandante do 6º Batalhão da PM, informou que a equipe teve a ajuda do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), para abrir portão da casa onde o suspeito estava.
“Chegando lá visualizamos um indivíduo que empreendeu fuga para o interior da residência, trancando uma das grades impedindo a entrada dos policiais, foi necessário fazer uso de um objeto para cortar o cadeado e as equipes conseguiram adentrar ao recinto, momento em que o indivíduo revidou contra a ação dos policiais com um tiro. Os policiais tiveram que responder a altura, efetuando também disparos de armas de fogo”, disse o major.
Uma equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionada e constatou a morte do suspeito e a Polícia Científica do Amapá (PCA) removeu o corpo.
Ainda conforme o Major, o suspeito já tinha passagem pelo Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e ameaçava constantemente os moradores da região do Pacoval.
“Esse indivíduo já tinha passagem pelo Iapen, pelo crime de tráfico de drogas e naquela região ele era conhecido por ser muito violento, por ameaçar populares, intimidar dizendo que quem o denunciasse iria sofrer consequências, todos ali o temiam”, concluiu o Major.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: