15 de janeiro de 2025

Presidente da OAB recebe título de Cidadão Prudentino e aborda cenário da advocacia no município

Wesley Cardoso Cotini será homenageado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Ao g1, ele explicou a importância do trabalho voltado à comunidade e os desafios enfrentados pelos profissionais. O presidente da OAB em Presidente Prudente (SP), Wesley Cardoso Cotini
TV Fronteira
O presidente da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Presidente Prudente (SP), Wesley Cardoso Cotini, receberá o título de Cidadão Prudentino nesta terça-feira (11) pela Câmara Municipal.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A homenagem é de autoria do vereador William César Leite (PP), diante dos “relevantes serviços prestados à comunidade prudentina e ao exemplar compromisso com o desenvolvimento social, cultural e jurídico de Presidente Prudente.
Nascido em Coxim (MS), Wesley se graduou em Direito em Presidente Prudente, além de ter concluído pós-graduação em Direito Civil e Direito e Processo do Trabalho no município. Cotini também possui licenciatura e bacharel em Educação Física concluídos em universidades presentes na cidade.
Ao longo da carreira, Wesley já ocupou a presidência da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado (Carim) e da Associação São Martinho de Lima, bem como o cargo de diretor social na entidade assistencial Lumen et Fides. Antes de assumir a presidencia da OAB, ele ocupou os cargos de vice-presidente e secretário geral.
Atualmente ele atua no segundo mandato à frente da OAB de Presidente Prudente, onde é presidente há seis anos. Wesley disse estar feliz de receber esse o título de Cidadão Prudentino e que obter reconhecimento não é o intuito das ações promovidas, mas é gratificante.
“Estou muito feliz, porque cheguei em Prudente para estudar, cidade que me acolheu em todos os sentidos, profissional e pessoal, sempre tive esse intuito de fazer projetos sociais, ajudar ao próximo, que aprendi com meus pais. E a gente não faz isso pra ter reconhecimento, a gente faz porque é nosso, do nosso coração, mas quando é reconhecido é bacana porque você vê que está no caminho certo, que está dando tudo certo, mesmo que a gente tenha erros e falhas, porque a gente é ser humano, mas acredito que a quantidade de acertos foi bem maior do que os erros”, disse o presidente da OAB ao g1.
O evento de entrega do título será aberto ao público a partir das 20h na sede da OAB, localizada na Rua Doutor João Gonçalves Foz, nº 885, no Jardim Marupiara, em Presidente Prudente.
Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
Cenário desafiador e reconhecimento positivo
O presidente da OAB ainda relatou que o cenário da advocacia em Presidente Prudente é positivo em relação a aprovação da sociedade, visto que estão sempre em busca de atender a população que necessita.
“Nós somos hoje mais ou menos em quatro mil advogados, contando com a cidade de Martinópolis [SP] e Regente Feijó [SP] que pertencem à Presidente Prudente. A gente tem um cenário, assim, pelo levantamento, positivo em relação à aprovação e credibilidade da atuação dos advogados da OAB. A gente percebe, não só por causa da nossa gestão, mas a OAB participativa atingiu muitos bairros da sociedade, principalmente na parte dos eventos sociais, acolhendo em pandemia, em episódios preocupantes, a OAB estava participando”, contou.
Devido a quantidade elevada de trabalhadores da área na região, o profissional formado em Direito precisa se reinventar.
“Mudou bastante o perfil do advogado. Hoje o advogado acaba tendo que ser uma parte empreendedor. Se movimentar mais, gravar vídeos, fazer matérias em relação à sua profissão, informativo sempre, porque a gente tem um código de estatuto de ética que tem orientações de captação de cliente”, disse Wesley.
O presidente ainda conta que diante do cenário desafiador, a OAB criou mais de 50 comissões a fim de capacitar os profissionais.
“Nós temos mais de 50 comissões, onde cada comissão voltada para o advogado é de uma área, então tem direito tributário, direito trabalhista, do consumidor, da família… A gente tentou montar um grupo de cada, onde o advogado possa se especializar. Todo mês nós temos eventos, congressos, seminários voltados para a atualização, onde o advogado participa, ele aprende, ele debate, ele dá sugestões”, afirmou ao g1.
Além disso, os advogados buscam atender a população que não tem condições para pagar os honorários diante da busca por Justiça.
“A gente tem esse convênio com a Defensoria Pública. Às vezes a pessoa confunde achando que vindo na OAB vai ser nomeado um advogado. Aqui na OAB de Presidente Prudente, na cidade onde tem a presença da Defensoria Pública, não é nomeado advogado na OAB. Nas cidades onde não tem defensoria pública, aí tem um convênio, igual Regente [Feijó] e Martinópolis, a gente faz essa triagem na própria casa de advocacia, pelo convênio da defensoria, e se o assistido precisa de um advogado e passar nos critérios, ele tem um advogado nomeado. Então, assim, é importante essa imagem, esse trabalho, para a pessoa ter a OAB sempre à sua disposição um profissional capacitado para ter acesso à justiça, seja de forma particular, se ela conseguir pagar, seja de forma gratuita, se ela se enquadrar nos requisitos do convênio da defensoria”, finalizou o presidente da OAB de Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias