Escritora e ativista participa de duas mesas de debate no Festival Literário, que acontece entre os dias 19 e 23 de junho, na cidade mineira de Araxá A escritora Djamila Ribeiro integra a grade dos 110 escritores confirmados na décima segunda edição do Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá. Autora dos livros “Lugar de fala”, “Quem tem medo do feminismo negro?”, “Pequeno manual antirracista” e “Cartas para minha avó”, Djamila é uma das escritoras homenageadas do evento, juntamente a Bruna Lombardi.
Djamila é autora do livro “Pequeno manual antirracista”, que venceu o Prêmio Jabuti de 2020 na categoria Ciências Humanas
Divulgação
Nascida em 1980, Djamila Taís Ribeiro dos Santos é graduada em Filosofia e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora da Feminismos Plurais, que compreende o Espaço Feminismos Plurais, a Plataforma on-line Feminismos Plurais e o selo editorial Sueli Carneiro, que publica a coleção de livros Feminismos Plurais. Suas obras contam com traduções para três idiomas. Desde 2022, é imortal da cadeira n.º 28 da Academia Paulista de Letras. Colunista do jornal Folha de S. Paulo e esteve, em 2016, secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo em 2016. Foi laureada pelo Prêmio Prince Claus de 2019, concedido pelo Reino dos Países Baixos e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Em 2020, ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante do meio literário brasileiro, na categoria Ciências Humanas, pelo “Pequeno manual antirracista”. Em 2021, foi a primeira pessoa brasileira da história a ser homenageada pelo BET Awards, concedido pela comunidade negra estadunidense. Em 2023 recebeu o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos.
No 12º Fliaraxá, Djamila Ribeiro integra uma mesa de debates no dia 21 de junho, sexta-feira, às 21h, ao lado de Marcelo Rubens Paiva e Jamil Chade. No dia seguinte, 22 de junho, sábado, às 20h, a escritora se junta a Bruna Lombardi e Sérgio Abranches em outra roda de conversa, finalizando, assim, sua participação no Festival. A programação completa do 12º Fliaraxá, que acontece entre os dias 19 e 23 de junho, na Fundação Cultural Calmon Barreto, está disponível no site do Festival.
Sobre o Fliaraxá
A CBMM apresenta, há 12 anos, o Festival Literário Internacional de Araxá, um festival literário com atividades acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e em equilíbrio com a diversidade, economia criativa, raça, gênero e pessoas com deficiência. Toda a programação é gratuita, garantindo a democratização do acesso. O Fliaraxá conta, também, com o patrocínio do Itaú e Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Participam, na qualidade de apoio cultural, a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras. Todas as atividades do Festival são gratuitas, com a curadoria nacional de Afonso Borges, Tom Farias, Sérgio Abranches e curadoria local de Rafael Nolli, Luiz Humberto França e Carlos Vinícius Santos da Silva.
Serviço
12.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 19 a 23 de junho de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial na Fundação Cultural Calmon Barreto (Praça Artur Bernardes, 10 – Centro), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita
Informações para a imprensa: imprensa@fliaraxa.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002