15 de janeiro de 2025

Nova remessa de vacinas contra a dengue começa a ser distribuída a mais 17 municípios

Ao todo, 31 municípios tocantinenses foram contemplados para campanha. Público-alvo da campanha de imunização é composto por crianças de 10 a 14 anos e casos da doença ultrapassaram números no mesmo período de 2023. Doses serão separadas para distribuição aos 14 municípios selecionados
André Araújo/Governo do Tocantins
Começou nesta terça-feira (11) a distribuição de doses da vacina contra a dengue a 17 novos municípios contemplados na campanha. A partir de agora, crianças de 10 a 14 anos de 31 cidades vão poder receber a imunização.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Tocantins recebeu do Ministério da Saúde (SES) mais 8.824 doses de vacina. Do total, 3.271 será para aplicação de segunda dose na região de saúde Capim Dourado e 5.553 para a primeira dose na Médio Norte Araguaia (5.553).
Confira abaixo os municípios da região norte contemplados:
Aragominas;
Araguaína;
Araguanã;
Babaçulândia;
Barra do Ouro;
Campos Lindos;
Carmolândia;
Darcinópolis;
Filadelfia;
Goiatins;
Muricilândia;
Nova Olinda;
Pau D’Arco;
Piraquê;
Santa Fé do Araguaia;
Wanderlândia;
Xambioá.
A primeira remessa, com 11.537 doses da Qdenga, chegou ao estado em fevereiro deste ano. Até o dia 5 de junho, 5.735 jovens entre 10 e 14 anos foram imunizadas contra a doença.
De acordo com a SES, os representantes destas e das outras 14 cidades que receberam a primeira remessa podem fazer a retirada das doses nas gerências de distribuição em Palmas ou Araguaína.
Entre uma dose e outra, a SES informou que é preciso esperar um período de 90 dias. “A vacinação vai estar garantindo a proteção contra as formas graves da dengue, que são quatro subtipos. Então dessa forma, vai diminuir as hospitalizações, as complicações com sequelas que podem ter, porque já sabemos que, inclusive, muitas pessoas desenvolvem a forma severa que evolui para a piora clínica e óbito” explicou Telma Regina, gerente de imunização da SES.
Vacina contra a dengue: 31 cidades do Tocantins vão receber novas doses do imunizante
LEIA TAMBÉM:
Tocantins recebe mais de 11,5 mil doses de vacina contra a dengue e distribuição começa na próxima semana
Crianças de 10 e 11 anos podem receber segunda dose contra a dengue a partir desta semana
Palmas amplia vacinação contra dengue para crianças a partir de 6 anos e outros públicos; confira
Aumento nos casos
Os primeiros meses do ano, os casos confirmados de dengue permaneceram abaixo dos registrados no mesmo período de 2023. Entretanto, no último boletim com dados da doença, houve aumento.
Em 2023, foram confirmados 2.440 casos até a primeira semana de junho. Neste ano, são 2.481, um aumento que representa 1,7%.
Dos casos notificados, ainda há uma pequena redução, sendo 19.231 no ano passado e 19.056 em 2024.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias