15 de janeiro de 2025

Pará inicia distribuição de vacinas contra dengue; crianças serão as primeiras a serem imunizadas

O Pará recebeu 54 mil doses de vacinas contra a dengue, que serão distribuídas para 18 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde, tendo como público alvo crianças de 10 a 14 anos Vacinas contra dengue são distribuídas no Pará
Agência Pará/Alex Ribeiro
Vacinas contra a dengue começaram a ser distribuídas no Pará. Ao todo, o estado recebeu 54 mil doses, que serão destinadas a 18 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Os primeiros a serem imunizados serão crianças de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde definiu esse público como prioritário na vacinação por ser o que concentra o maior número de internações pela doença.
A Região de Saúde Metropolitana I vai receber 33.411 doses, destas, Belém, receberá 21.127 doses. Outras 20.580 serão destinadas a Carajás.
Região Metropolitana I é formada por Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. Já a Região de Carajás é formada pelos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
As vacinas estão sendo enviadas por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aos Centros Regionais de Saúde (CRS) e, posteriormente, distribuídas aos municípios, e já estão disponíveis para os municípios da Região Metropolitana I buscarem na Central Estadual de Imunobiológicos (CEI).
Grupo prioritário
Conforme as orientações do Ministério da Saúde, a imunização começará com crianças de 10 a 14 anos, conforme acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A decisão de iniciar a vacinação por essa faixa etária é estratégica, permitindo que mais municípios recebam as doses inicialmente, devido ao quantitativo limitado de vacinas fornecidas pelo fabricante.
A vacina contra a dengue será administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Ministério da Saúde recomenda uma cobertura vacinal de 90% para as duas doses.
Quem pode se vacinar?
De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.
Além disso, podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.
Mas não pode ser imunizado com a vacina quem tem as seguintes condições:
Alergia a algum dos componentes
Sistema imunológico comprometido
Imunossuprimidos
Gestantes e lactantes

Mais Notícias