15 de janeiro de 2025

Prefeitura retira veículos abandonados das ruas de Teresina em campanha contra dengue; carros recolhidos podem ir a leilão

Proprietários dos veículos serão notificados e terão prazo de até 70 dias para os recolherem. Se não forem retirados, eles serão recolhidos para um depósito e, posteriormente, serão leiloados. Medida faz parte do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Prefeitura de Teresina remove carros de sucatas na Avenida Maranhão
Lorena Linhares/G1 Piauí
A prefeitura de Teresina divulgou as regras de regulamentação para remoção de veículos em estado de abandono pelas ruas da capital. Os proprietários de veículos abandonados nas ruas de Teresina serão notificados e terão dez dias para recolhê-los antes que sejam levados a um depósito, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Se os donos não os retirarem do depósito dentro de 60 dias, os veículos serão levados a leilão. A medida entrou em vigor após a publicação de uma portaria na edição do Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (7).
Para a Strans, a determinação faz parte do combate aos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, já que os veículos podem acumular lixo e água parada em seu interior.
“Os donos de carros nessas condições, abandonados em via pública, devem recolhê-los ou terão seus veículos removidos para o depósito. Esta legislação reforça o amparo legal das operações de remoções de veículos em estado de abandono”, afirma o assessor jurídico da superintendência, Jomerito Ribeiro.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos abandonados ou acidentados podem ser levados a depósitos, mesmo que estejam estacionados em local permitido, se oferecerem risco à saúde e segurança públicas ou ao meio ambiente.
Mortes por dengue em Teresina
Em 2024, Teresina já registrou três mortes causadas pela dengue, conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A mais recente foi de uma criança que não teve a idade divulgada.
Além dela, a médica pediatra Laysa Lira e seu filho de cinco anos também morreram vítimas da dengue na capital. As mortes de mãe e filho em apenas 13 dias de diferença chocaram o Piauí.
No Piauí, são 16 mortes pela doença até o momento. O número total de óbitos pela doença em 2024 já corresponde a quatro vezes o total de 2023, quando o estado registrou quatro mortes.
Vacinação contra a dengue em Teresina
O último agendamento da vacinação contra a dengue em Teresina aconteceu em 5 de junho. A FMS disponibilizou 400 vagas do imunizante para o público alvo de 10 a 14 anos no site Vacina Teresina.
“Esclarecemos que quem define o público alvo e envia as doses é o Ministério da Saúde, e a FMS é responsável apenas por aplicar as vacinas. Vamos abrir agendamento sempre que recebermos novas doses e avisaremos amplamente”, explica a coordenadora de vacinação Emanuelle Dias.
Mosquito transmissor da dengue
Divulgação
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias