Vídeos de drone mostram nuvens cobrindo cidade. Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes está fechado. Imagens de drone mostram nevoeiro marítimo cobrindo arranha-céus de Balneário Camboriú
Um nevoeiro marítimo cobriu os arranha-céus de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (11).
Além disso, o fenômeno fechou o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, na mesma região, e prejudicou o funcionamento do Aeroporto de Navegantes.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo a praticagem, o canal de acesso ao Complexo Portuário fechou às 15h37 por causa do nevoeiro marítimo. As condições do local foram classificadas como impraticáveis pela Marinha.
Conforme o Complexo Portuário, não há previsão de quando o acesso deve ser liberado. Enquanto houver esse bloqueio, navios não podem entrar ou sair do local.
Nevoeiro marítimo ‘esconde’ arranha-céus em Balneário Camboriú
No Aeroporto de Navegantes, a concessionária informou que as operações de pouso e decolagens não estão ocorrendo desde 15h49.
Até 17h36, havia dois voos atrasados e um que alternou a rota para pousar em Florianópolis.
O que é nevoeiro marítimo?
O fenômeno do nevoeiro marítimo na região foi confirmado pelo coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Itajaí, Marinho Lopes Stringari Filho.
O nevoeiro marítimo é resultado da diferença da temperatura do ar, que está mais quente com o calor fora de época que atinge Santa Catarina, em contanto com a água mais fria do oceano, explicou a Central NSC de Meteorologia.
Nevoeiro marítimo cobre Balneário Camboriú
Rafael Mendes/PMBC/Divulgação
A imagem pode dar a falsa impressão de condição de chuva, mas é a estabilidade do tempo que favorece essa condição.
“O nevoeiro associado ao ar marítimo pode ocorrer em qualquer lugar do oceano onde houver significativa diferença de temperatura. Entretanto, a maioria das águas frias oceânicas é encontrada em correntes costeiras e, portanto, o nevoeiro de ar marítimo se desenvolve frequentemente próximo ao continente”, explicou o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Itajaí.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias