15 de janeiro de 2025

Justiça americana condena filho do presidente Joe Biden por mentir para comprar arma

A lei federal dos Estados Unidos proíbe usuários de drogas ilícitas de ter armas de fogo. Filho de Joe Biden é condenado por mentir para comprar arma
A Justiça dos Estados Unidos condenou, criminalmente, o filho do presidente Joe Biden por mentir para comprar uma arma.
Por sete dias, Hunter Biden se sentou no banco dos réus. A promotoria o acusou de mentir quando disse que não usava drogas ilegais ao comprar um revólver, em outubro de 2018. A lei federal dos Estados Unidos proíbe usuários de drogas ilícitas de ter armas de fogo.
Por anos, Hunter lutou contra o vício em cocaína e crack. Mas a defesa argumentou que semanas antes da compra dessa arma, ele tinha terminado um tratamento em uma clínica de reabilitação e que não havia provas de que ele usou drogas nos 11 dias em que teve a arma em mãos.
Nesta terça-feira (11), o júri decidiu que Hunter é culpado de três crimes federais:
fazer declaração falsa em um formulário de triagem para compra de arma de fogo;
mentir para um vendedor de armas;
e ter uma arma enquanto era usuário de drogas.
Hunter pode pegar até 25 anos de prisão. Mas, como é réu primário, analistas acreditam que a pena será bem menor. Ela deve ser anunciada até o começo de outubro – a poucas semanas da eleição presidencial, em 5 de novembro. Hunter poderá esperar em liberdade, e a defesa já disse que vai recorrer da condenação.
Depois do veredito, o promotor disse: “A combinação de armas e drogas tornou a conduta do réu perigosa. Ninguém neste país está acima da lei”.
Nesta terça-feira (11), Joe Biden mudou a agenda que teria na Casa Branca e viajou para encontrar o filho no estado de Delaware. Ele disse que é presidente, mas que também é pai, e que tem orgulho de Hunter por ter superado o vício em drogas. Afirmou, no entanto, que respeita o processo judicial.
Biden poderia usar o chamado perdão presidencial para anular a condenação do filho, mas já tinha dito que não vai fazer isso.
Hunter também enfrenta nove acusações criminais ligadas a sonegação de impostos, sobre pagamentos que recebeu de empresas estrangeiras.
A oposição republicana, mesmo partido de Donald Trump, usa os processos contra Hunter para atacar o pai – candidato à reeleição.

Mais Notícias