15 de janeiro de 2025

Enchentes no RS: Trensurb drena água em túnel por onde passageiros chegam a trens; local estava inacessível

Limpeza ocorre em estação localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. Três estações da capital tiveram ‘perda total’, segundo a companhia estatal. Túnel de acesso à Estação Mercado em Porto Alegre
Divulgação/Trensurb
A Trensurb, empresa pública de trens que atua em Porto Alegre e Região Metropolitana, realizou, na terça-feira (11), a drenagem da água no túnel por onde passageiros acessam a Estação Mercado, no Centro Histórico da capital.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A limpeza contrasta com o cenário de destruição que apresentava o espaço, repleto de entulhos e mau cheiro, em razão das cheias e dos temporais, que deixaram 175 mortos em todo Rio Grande do Sul.
Escadas rolantes que dão acesso à Estação Mercado, do Trensurb, em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
O túnel liga a Praça Revolução Farroupilha – em frente ao Mercado Público – ao Cais Mauá e à região do terminal hidroviário de Porto Alegre.
Com a retirada da água, foi possível entrar no local pela primeira vez desde o início da inundação. Enquanto o local estava inacessível, o diretor-presidente da companhia, Fernando Marroni, afirmou que as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro, em Porto Alegre, tiveram perda total.
“A linha férrea é construída em cima de um leito de brita, porque é necessário ter firmeza e flexibilidade. Quando fica muito tempo alagada, e com o barro, ela perde essa característica de travamento, e aí vira uma manteiga. Então não pode circular ali num curto espaço de tempo. Inclusive nossa perspectiva é no fim do ano poder recuperar aquela linha”, revelou o diretor, à época.
A drenagem permitiu a retirada do lixo e o início do mapeamento dos danos causados pela enchente, tanto na estrutura quanto em equipamentos. Dos 40 trens que compõem a frota, três foram atingidos. Um deles permaneceu na Estação Mercado.
Trensurb retoma operação de trens em algumas cidades do RS
TV Globo/ Reprodução
A expectativa é estender a drenagem à Estação Rodoviária. A empresa afirma que o serviço deve ser realizado até sexta-feira (14). Os trabalhos são feitos com o apoio da Petrobras e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
A Trensurb retomou as operações de forma emergencial em 30 de abril. A circulação ocorre todos os dias das 6h às 20h com intervalos de 35 minutos entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo, com transbordo pela Estação Unisinos, em São Leopoldo.
Operação emergencial da Trensurb é retomada nesta segunda-feira
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias