Registro de uma onça-parda foi feito no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga (SP). Nas redes sociais, a administração do local comentou sobre a semelhança da espécie com o ‘cachorro caramelo’, que virou um ‘meme’ popular na internet, e deu o apelido ao animal. Onça-parda foi flagrada por armadilha fotográfica em Bertioga (SP)
Divulgação/Fundação Florestal
Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada ‘passeando’ no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 junto à Fundação Florestal, nesta quarta-feira (12), a espécie encontra-se em perigo de extinção.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
As imagens foram feitas por câmeras ‘trap’, conhecidas como ‘armadilhas fotográficas’, do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de São Paulo. Os equipamentos funcionam por sensores de movimento, ou seja, são acionados automaticamente quando os animais passam por eles.
A Fundação Florestal explicou à equipe de reportagem que o flagrante aconteceu em abril deste ano, sendo divulgado apenas nos últimos dias. Antes disso, o último registro da espécie foi em novembro de 2023.
Nas redes sociais, a administração do núcleo de Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar comentou sobre a semelhança da espécie com o cachorro Sem Raça Definida (SRD), também conhecido como ‘vira-lata’, mais famoso do Brasil. Sendo assim, o animal foi apelidado de ‘onça caramelo’.
À esquerda, onça-parda (imagem ilustrativa). À direita, o animal flagrado passeando no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga (SP)
Divulgação/Associação Mata Ciliar e Divulgação/Fundação Florestal
Onça-parda
De acordo com a Fundação Florestal, a espécie está em perigo de extinção por enfrentar as seguintes ameaças:
Destruição e divisão do habitat natural, causadas pela expansão urbana e crescimento das atividades agrícolas, pecuárias e de mineração;
Caça esportiva ou resposta à predação de animais domésticos;
Incêndios florestais;
Atropelamentos nas rodovias.
Ainda segundo a instituição, a onça-parda está no topo da cadeia alimentar, uma vez que se alimenta de outros animais e não possui predadores naturais.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos