15 de janeiro de 2025

Papa aconselha padres a serem ágeis e encurtarem homilia para que fiéis não cochilem

Pontífice recomendou que as mensagens feitas pelos padres durante as missas não passem de oito minutos porque, caso contrário, ‘as pessoas adormecem, e com razão’. Papa Francisco
Jornal Nacional/Reprodução
Os padres devem encurtar suas homilias para no máximo oito minutos para evitar que fiéis cochilem.
A recomendação foi feita pelo papa Francisco nesta quarta-feira (12). Em audiência semanal no Vaticano, o pontífice disse a padres que a homilia — a mensagem proferida por um celebrante durante um serviço religioso — “deve ser curta: uma imagem, um pensamento, um sentimento”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
E não deve durar mais de oito minutos porque, segundo Francisco, “depois desse tempo perde-se a atenção e as pessoas adormecem, e com razão”.
“Os padres às vezes falam muito e você não entende do que eles estão falando”.
Uma homilia num culto católico romano geralmente segue uma leitura da Bíblia e é usada para reforçar o ensino.
Francisco falou no passado sobre a necessidade de os padres não divagarem nas suas homilias, mas o seu próprio uso da linguagem está atualmente sob escrutínio.
Ele causou polêmica com relatos de que usou um termo altamente depreciativo para descrever a comunidade LGBT.
Francisco pediu desculpas no mês passado depois que a mídia italiana atribuiu a ele o uso da palavra “frociaggine”, um termo vulgar italiano traduzido aproximadamente como “bicha” ou “bicha” em 20 de maio, durante uma reunião a portas fechadas com bispos italianos.
No entanto, segundo a agência de notícias italiana ANSA, Francisco repetiu o termo na terça-feira ao se encontrar com padres romanos.

Mais Notícias