16 de janeiro de 2025

Santa Casa de Poços de Caldas terá leitos de UTI exclusivos para pacientes graves com queimaduras

Hospital foi credenciado como porte 3 para tratamento de pacientes queimados graves. Santa Casa de Poços de Caldas terá leitos de UTI exclusivos para pacientes queimados
A Santa Casa de Poços de Caldas (MG) iniciou um processo de ampliação no atendimento de pacientes que sofreram queimaduras mais graves. Até poucos meses atrás, essas pessoas só conseguiam ter acompanhamento médico especializado em Belo Horizonte.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Desde 2022, o Estado ampliou o número de hospitais credenciados a atender pessoas queimadas. Nesse ano, a Santa Casa de Poços atendeu 14 pacientes com queimaduras.
Em 2023, após o primeiro credenciamento como hospital de porte 2, o número saltou para 36 pacientes atendidos. Em janeiro deste ano, o hospital recebeu novo credenciamento como porte 3 e já atendeu 37 pacientes em seis meses.
Santa Casa de Poços de Caldas (MG)
Reprodução/EPTV
Seis hospitais da região já foram credenciados. O Hospital Alzira Velano, de Alfenas; o Hospital das Clínicas de Itajubá; a Santa Casa de Passos e o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, de Pouso Alegre, são porte 2.
Agora, a Santa Casa de Poços de Caldas se junta à Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, como porte 3.
“O porte 3 é capacitado em atender pacientes que a gente classifica como grandes queimados, que são queimaduras maior do que 20% de 2º grau ou presença maior de 10% de 3º grau e outras classificações. São pacientes que precisam de uma abordagem de cirurgia plástica, uma abordagem multidisciplinar que nós estamos montando aqui na instituição, com psicólogo, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, nutricionista, é uma visão multidisciplinar do paciente, por ser um paciente extremamente complexo”, explicou o diretor técnico da Santa Casa de Poços de Caldas, Renan Vicente Starling Braga.
Por enquanto, em Poços de Caldas, os pacientes queimados são atendidos junto com outras pessoas, mas uma ala específica já foi montada. Seis leitos exclusivos para queimados devem ficar prontos até o fim do ano.
Com o credenciamento, o hospital agora vai contar com uma equipe específica para atender pacientes queimados.
“O paciente dá entrada pela urgência e emergência, onde ele já é avaliado pela equipe da cirurgia, equipe da cirurgia plástica pelo clínico presente e daí já vai ser tratado um plano de tratamento pra ver se vai conseguir fazer o tratamento em enfermaria ou unidade de terapia intensiva, então é bem individualizado. Fora a assistência que a gente tem da equipe multi mesmo, que é o psicólogo, o nutricionista, o fisioterapeuta, então esse paciente já começa a receber toda essa assistência desde o começo da admissão”, disse a coordenadora da UTI de queimados da Santa Casa, Natália Nacarato.
Entre 2019 e 2023, mais de 13 mil pessoas sofreram queimaduras e precisaram ser internadas em Minas Gerais. A ampliação da rede ajuda a garantir um atendimento imediato.
“Hoje traz um benefício para a saúde, a possibilidade de recuperação mais rápida e diminuir as sequelas das queimaduras”, completou a coordenadora da Santa Casa.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias