Medida foi tomada após constatação de que a cidade tinha 2,8 mil doses da vacina contra a dengue que estavam próximas da data de vencimento. Imunizante Qdenga está disponível em São Jose do Rio Preto (SP) para ajudar no combate à dengue
Divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para vacinação contra a dengue em São José do Rio Preto (SP). O comunicado foi feito na quarta-feira (12).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A medida também foi adotada em outras cidades da região que têm estoque de vacinas com a data de vencimento até 30 de junho.
Em Rio Preto, existem, em média, 2,8 mil doses em estoque próximas à validade. Inicialmente, o imunizante estava disponível para crianças entre 10 e 14 anos. Devido à baixa procura pelo imunizante, a secretaria estendeu para pessoas que têm entre quatro e 59 anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde optou por iniciar a vacinação pela faixa etária de 10 a 14 anos levando em consideração os casos de maior gravidade da doença. Até o momento, somente 20% do público-alvo foram vacinados. Por isso a necessidade de ampliar a faixa etária.
Vacina da dengue tem faixa etária ampliada
Baixa procura
Em abril, Rio Preto recebeu mais de sete mil doses da vacina Qdenga. Elas começaram a ser aplicadas no dia 11 de abril para crianças de 10 e 11 anos. Em seguida, adolescentes de 12 a 14 anos também foram beneficiados.
No sábado (8), sete Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas aplicando vacinas contra dengue e poliomielite, mas a adesão se manteve baixa.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. Para receber a proteção, é necessário ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), apresentar um documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de residência.
As doses estão disponíveis em todas as UBSs de Rio Preto, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até 18h30, e na UBS Solo Sagrado até 19h.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM