Animal foi encontrado preso a uma árvore, com uma coleira ‘enforcadora’ amarrada num cano de PVC. Ele também estava ferido, com marcas de agressão. Cachorro é abandonado amarrado no bairro de Água Fria, no Recife
Um grupo de moradores resgatou um cachorro abandonado no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife. Imagens recebidas pelo g1 mostram o animal amarrado a uma árvore, no meio de uma calçada, embaixo de sol e chuva. Uma câmera de segurança também flagrou o momento em que duas pessoas deixam o cão no local 24 horas antes do resgate (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O abandono aconteceu na Rua Antônio Ferreira, na noite da quarta-feira (12). As imagens da câmera de segurança foram gravadas às 21h e mostram duas pessoas entrando na rua, a pé, com o vira-lata. O vídeo registra que elas, então, pararam em frente à calçada, amarraram o cachorro e deixaram o animal ali, saindo em seguida.
A trabalhadora autônoma Caroline Porto, que mora nas imediações, disse que ela e os vizinhos encontraram o cão no início da manhã da quinta-feira (13). Ele estava preso, com um enforcador amarrado num cano de PVC, em frente ao muro de uma escola estadual.
O animal também apresentava alguns ferimentos, com marcas de agressão. Como o bicho estava estressado e não permitia a aproximação das pessoas, os voluntários só conseguiram retirá-lo do local por volta das 21h.
“Ele não estava deixando ninguém [se aproximar]. Estava brabo, estressado, com medo, assustado. Estava brabo pela situação, mas ele não é brabo. A gente tentava colocar comida e água. E nada”, contou a moradora, dizendo que o cachorro só comeu e bebeu água após ser solto.
Caroline disse que, após horas de mobilização para salvar o animal, chamou um amigo que trabalhou num petshop. Um dos vídeos feitos no local mostra este homem jogando uma corda para distrair e relaxar o bicho.
“Ele [o amigo] teve a ideia de fazer um laço que consegue pegar cavalo. Lançou nele [no cachorro], foi brincando, e aí foi amansando. Foi conversando com ele: ‘Bora, tio, vamos para casa, deixa a gente te levar, te ajudar’. Aí foi quando conseguiu [desamarrar]”, falou Caroline.
Depois do resgate, a vizinhança está se organizando para achar um lugar para acolher o animal. Segundo Caroline, ele é filhote e muito dócil.
“Acho que ele não passa de três anos. Porque é tão brincalhão… Já corremos que só com ele. Está brincando, agora está no meio da rua e não sabe o que fazer. (…) Vamos tentar levar num veterinário, procurar uma casa de apoio”, disse a moradora.
Cachorro ficou 24 horas amarrado numa planta depois de ser abandonado no meio da rua na Zona Norte do Recife
Acervo pessoal
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias