Lucinete Monteiro, carinhosamente apelidada de ‘Lu’, trabalha no Centro de Saúde do Jardim São Marcos, em Campinas (SP), há quase 20 anos. Conheça história da agente de saúde Lucinete Monteiro, de Campinas
No Centro de Saúde (CS) do Jardim São Marcos, em Campinas (SP), não há quem não conheça a agente de saúde Lucinete Monteiro, apelidada carinhosamente de “Lu”. Trabalhando no local há quase 20 anos, ela faz a diferença no quadro dos pacientes com um cuidado humanizado.
✅ Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
A saúde desses pacientes [atendidos pela Lu] é muito superior, muito superior às demais por essa qualidade de vida que ela proporciona. Ela tem um acesso que nenhum de nós consegue ter, porque consegue, semanalmente, ver essas pacientes. […] Cria outro laço desses pacientes com a unidade.
Para Lu, a atenção dada aos pacientes é um compromisso sério. “Eu acolho as pessoas que chegam aqui [no CS]. Eu não mando para a recepção, eu mesma agendo. Resolvo a vida deles. Nesse tablet tem todas as famílias que coloquei ali. Eu ligo, falo sobre consulta, oriento”, conta.
Lucinete Monteiro, agente de saúde, faz a diferença com atendimento humanizado
Reprodução/EPTV
Poder da escuta
O “diferencial” do atendimento da agente de saúde está justamente na escuta. Lu faz questão de estar atenta às demandas de cada um dos pacientes, e participa ativamente da rotina de saúde dos atendidos.
“Eu sei tudo sobre eles. […] Às vezes não é consulta, ele precisa falar. Ele precisa desabafar. Aquele idoso que não sai de casa, só cuida de netos, de filhos”, diz a funcionária.
Uma estratégia para mudar o dia a dia dos pacientes do CS foi a criação dos “Momentos Felizes”: aulas de hidroginástica, passeios e bailes organizados pela Lu pensando nos idosos em atendimento. “ Um pouquinho de alegria esquece suas aflições”, afirma.
“[A Lu] Se preocupa demais com os pacientes dela, é uma agente comunitária que faz tudo que é possível dentro da nossa profissão para poder ajudar. [Traz] o espaço para as pessoas falarem como se sentem”, conta a agente de saúde Soraia Oliveira.
Agente de saúde é conhecida pelos pacientes como ‘Lu’
Reprodução/EPTV
‘Um anjo na minha vida’
O cuidado humanizado não passa despercebido. Para a dona de casa Ivanilda lima, os exercícios físicos e a dança são essenciais para a qualidade de vida. “É um anjo na minha vida e na vida de todos, que cuida de todos. Para mim a Lu é [uma notícia boa], muito boa. Muito, muito mesmo”.
“Tô com a Lu há uns 15 anos já. Se não fosse a atividade, eu acho que eu não estava nem de pé mais. […] Ela liga, ela vai atrás se a gente falta”, diz a dona de casa Euzita Ferreira.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas