16 de janeiro de 2025

Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar Municipal é criado para examinar ensino fundamental em Presidente Prudente

Objetivo geral é nortear a formulação e a revisão das políticas públicas referentes ao processo de ensino-aprendizagem, ao uso de recursos e à formação de profissionais da educação. Sarem será aplicado para o ensino fundamental, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
A Prefeitura, nesta sexta-feira (14), instituiu o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar Municipal (Sarem) destinado aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, em Presidente Prudente (SP).
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Conforme a publicação no Diário Oficial Eletrônico (DOE), o Sarem é composto por avaliações padronizadas, aplicadas em escala municipal, com o objetivo geral de nortear a formulação e a revisão das políticas públicas referentes ao processo de ensino-aprendizagem, ao uso de recursos e à formação de profissionais da educação da rede de ensino.
O sistema de avaliação também tem o objetivo de produzir indicadores para o monitoramento das aprendizagens dos estudantes conforme referência à estrutura curricular vigente, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para diferentes anos e componentes curriculares do ensino fundamental. Além de identificar as potencialidades do trabalho pedagógico e detectar unidades escolares com desempenho inferior ao esperado, de modo a priorizá-las nos processos formativos e na alocação de recursos.
Avaliações
Ainda de acordo com a publicação, as avaliações deverão ser incluídas no calendários de atividas das escolas municipais, como também serão impressas e compostas por:
questões objetivas dos componentes de língua portuguesa e matemática para todos os anos iniciais do ensino fundamental;
questões objetivas dos componentes de ciências humanas e da natureza para as turmas dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental; e
proposta de produção textual para todos os anos iniciais do ensino fundamental.
O Sarem também prevê apoio aos estudantes com necessidades específicas na perspectiva da educação inclusiva.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) deverá publicar anualmente a portaria da equipe técnica responsável pela implementação do sistema, definir o calendário de aplicação, produzir um relatório anual dos índices referentes ao processo de ensino-aprendizagem das escolas municipais e publicar orientações adicionais e expedir comunicados.
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