16 de janeiro de 2025

Menino de 10 anos doa 686 galões com tampas de garrafas para serem trocadas por cadeiras de rodas

Miguel Braga mora com os pais em Praia Grande (SP), onde estuda e se dedica a ajudar pessoas por meio da arrecadação de recicláveis. O estudante Miguel Braga, de 10 anos, doou 686 galões contendo tampas de garrafas pets.
Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
O estudante Miguel Alves Braga, de 10 anos, encheu 686 galões com tampas de garrafas pets e destinou ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Os materiais recicláveis geram recursos para a compra de cadeiras de rodas, que emprestadas às pessoas com deficiência ou que sofreram acidentes e estão em situação de vulnerabilidade social.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
Em entrevista ao g1, o menino disse que, em média, arrecada 30 tampas por dia e que incentiva os amigos a participarem da ação. Na última quinta-feira (6), por exemplo, Miguel doou 150 galões com tampinhas.
Foi a oitava vez que o garoto entrega recicláveis ao FSS. A primeira vez foi em outubro de 2021, aos 7 anos, quando doou 44 garrafas com tampinhas. “O que me motiva a ajudar o próximo é o amor. Eu incentivo meus amigos a participarem e conto com uma rede de apoio que me ajuda a arrecadar.”, explicou.
O estudante destacou que, além de ajudar o próximo, a ação é uma oportunidade de oferecer inclusão para quem necessita.
“Acho importante o projeto, porque quem precisa de uma cadeira de rodas fica feliz. Pois pode passear no shopping, praia, parque e ainda ter uma vida melhor e mais saudável”, ressaltou Miguel.
A mãe de Miguel, a funcionária pública Maria Carolina Alves Braga Silva, de 47 anos, contou que se orgulha da empatia do filho.
“A iniciativa surgiu da curiosidade do Miguel ao ver uma conhecida juntar tampinhas para trocar e ajudar o FSS de Praia Grande. Como mãe, eu fico feliz e honrada, pois acredito que a educação que estamos oferecendo para o Miguel está contribuindo para o desenvolvimento de um ser humano, empático, sensível e preocupado com um mundo melhor.”, destacou.
O estudante criou uma rede de apoio à iniciativa, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Como doar?
O FSS de Praia Grande arrecada tampas de garrafas pets e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja. De acordo com a prefeitura, o FSS envia os materiais à empresa recicladora parceira.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande arrecada materiais recicláveis.
Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Posteriormente, os recicláveis são vendidos e, com o valor arrecadado, as cadeiras de rodas são compradas e entregues à administração municipal.
Interessados em participar, podem levar os donativos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, às unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC), do Centro de Apoio a Família do Educando (Cafe), do Programa Conviver ou na sede do FSS de Praia Grande, na Rua Emancipador Paulo Fefin, 775, no bairro Boqueirão.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias