16 de janeiro de 2025

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada até 30 de junho em MG

Secretaria de Estado de Saúde anunciou, nesta sexta-feira (14), a ampliação do prazo para a imunização de crianças menores de cinco anos. Minas está abaixo da meta do Ministério da Saúde. Prefeitura de BH prorroga campanha de vacinação contra a paralisia infantil
Divulgação/PBH
A campanha de vacinação contra a paralisia infantil foi prorrogada até 30 de junho em Minas Gerais. A medida foi divulgada pela Secretaria de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira (14).
No estado, o público-alvo da campanha é de 826.581 crianças menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% deste grupo.
Em Belo Horizonte, segundo a prefeitura, aproximadamente 25 mil crianças foram vacinadas desde o início da campanha. Entre os bebês menores de um ano, a cobertura subiu de 68,5% para 76,6%.
Para que os filhos sejam imunizados, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Proteção das crianças
Marina Salum com as filhas Luísa (esquerda) e Lavínia (direita)
Arquivo pessoal
Marina Salum Freitas mora em Contagem e tem duas filhas: Luísa, de dez meses, e Lavínia, de três anos. Ela não perde o prazo de nenhuma vacina.
“Faço de tudo pra deixar o cartão delas em dia e tenho orgulho disso. A vacinação é muito importante e as que não são fornecidas pelo governo eu faço o esforço, divido no cartão e pago. A vacina é proteção e é um conquista e um direito das crianças. Acho importante prorrogar o prazo já que tem pais que ainda não levaram seus filhos”, explicou a professora Marina Salum Freitas.
Orientações importantes
Menores de 1 ano: devem tomar 3 doses da vacina inativada poliomielite (VIP), aplicada em forma de injeção.
Crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias: devem tomar a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.
Os responsáveis devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o cartão de vacinação.
A vacina contra a poliomielite faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI), é gratuita e está disponível durante o ano todo.
Doença grave
A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente infecciosa, provocada por um vírus e que atinge o sistema nervoso e pode causar a paralisia dos movimentos em questão de horas e até levar a morte em alguns casos.
É transmitida por água, alimentos contaminados ou pessoas infectadas. Algumas não apresentam sintomas ou consequências. Por isso a importância da vacinação que é forma de evitar a doença.
O tratamento pode ajudar mas não cura a doença.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias