Quilo do alimento, que custava R$ 8,91 na primeira quinzena do mês anterior, pode ser encontrado a R$ 12,14, conforme o Índice de Preços Toledo (IPT). Com aumento de 36,28%, quilo da batata dispara em supermercados de Presidente Prudente (SP)
Divulgação
Uma pesquisa de preços realizada pelo Índice de Preços Toledo (IPT) em sete supermercados de Presidente Prudente (SP) constatou uma nova inflação nos preços da cesta básica, com destaque para a batata e o alho.
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O quilo da batata, que custava R$ 8,91 na primeira quinzena do mês anterior, pode ser encontrado a R$ 12,14, um aumento de 36,28%. Já o quilo do alho, que custava R$ 30,50, está saindo a R$ 37,79, um acréscimo de 23,92%. De forma geral, o grupo de alimentos apresentou uma alta de 7,85%.
Seguindo essa tendência, o grupo de higiene pessoal teve inflação de 4,19%. O creme dental de 90g sofreu um acréscimo de 18,94%, enquanto o desodorante spray de 90 a 100ml, 9,78%.
Por fim, o grupo de artigos de limpeza também apresentou inflação, totalizando 1,43%, sendo que o desinfetante fragrância pinho, de 500ml, teve um aumento de 29,29%, e a água sanitária de um litro, acréscimo de 6,49%.
Atenção aos preços
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns deles apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados. Como exemplo, o absorvente aderente com oito unidades variou entre R$ 1,69 e R$ 5,99, resultando numa diferença de 254,44%, e o desinfetante fragrância pinho, de 500ml, que foi de R$ 2,15 a R$ 7,19, um aumento de 234,42%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 51,11%. Isso porque comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 480,92. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 318,25 economizando, assim, R$162,67.
Com uma inflação de 7,11%, o consumidor que gastava R$ 955,40 para comprar a cesta básica do IPT, hoje gasta, em média, R$ 1.023,37.
Sobre o IPT
O IPT tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina.
Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior. Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior.
É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente.
Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
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