Edição comemora 20 anos do festival em Portugal e tem atrações como Ed Sheeran, Doja Cat e Jonas Brothers. Brasileiros como Jão, Pedro Sampaio e Luísa Sonza estão no line-up. Rock in Rio Lisboa celebra 20 anos de festival com mudança de lugar e agora acontece no Parque Tejo
Divulgação/Instagram do evento
A edição do Rock in Rio Lisboa que começa neste sábado celebra 20 anos do festival em Portugal, mas mesmo assim há algumas estreias:
Pela primeira vez, o evento terá transmissão oficial para o Brasil, feita pelo canal do festival no YouTube;
Outra novidade é uma mudança de lugares: agora, o Parque Tejo vai receber as mais de 80 mil pessoas por noite.
Neste ano, o line-up do Rock in Rio Lisboa tem atrações como Ed Sheeran, Doja Cat, Jonas Brothers, Scorpions e atrações brasileiras como Jão, Pedro Sampaio e Luísa Sonza.
Além deste sábado, o festival segue nos dias domingo e no próximo fim de semana (22 e 23 de junho).
Scorpions e Evanescence tocam na 1ª noite
Scorpions se apresentou no Rock in Rio 2019
Alexandre Durão/G1
Praticamente sócia do festival, a relação do Scorpions com o Rock in Rio vem desde 1985, quando foi atração da primeira edição. Em 2019, eles voltaram ao evento carioca e o guitarrista Matthias Jabs usou o mesmo instrumento estampado por bandeiras brasileiras tocado no festival dos anos 80. A guitarra estava com Roberto Medina, criador do festival, que havia sido presenteado com ela.
Naquele ano, a banda foi eleita dona do melhor show no Rock in Rio, na frente de outras atrações como Bon Jovi e Muse. O show foi bem recebido graças aos bons vocais de Klaus e ao setlist ao mesmo tempo explosivo (“Rock You Like A Hurricane”) e romântico (“Still Loving You”). Esses devem, de novo, alguns dos pontos altos do show em Lisboa.
A banda alemã esteve no Brasil em 2023, quando se apresentou no festival Monsters of Rock, em São Paulo, e em outras cidades. Desde que veio pela primeira vez ao Brasil, em 1985, o grupo fez mais de 50 apresentações no país.
Amy Lee, vocalista do Evanescence, durante apresentação em Las Vegas, em outubro de 2017
Ethan Miller/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo
Outra atração esperada do primeiro dia é o Evanescence. No Brasil, a banda liderada pela cantora Amy Lee tocou em festivais como o Rock in Rio 2011 e o Maquinária 2019. Em 2023, fez uma turnê por arenas e estádios.
Os maiores hits são os lançados na primeira metade dos anos 2000, como “Bring me to life”, “Going Under” e “My Immortal”. Com os álbuns “Fallen” (2003) e “The open door” (2006), a banda vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.
Ao g1, Amy já disse que suas letras são “como um diário”. “Eu gosto da minha privacidade, mas minhas letras são bem pessoais. Eu nunca diria aquelas coisas em uma conversa. Precisaria ser com amigos, e depois de tomar taças e taças de vinho. Isso é estranho. As músicas representam minha vida em um nível profundo. Acho que meus fãs entendem isso.”
Programação do Rock in Rio Lisboa
15 de junho, sábado
Scorpions, Evanescence, Extreme, Xutos & Pontapés com Orquestra Filarmónica Portuguesa, Europe, The Legendary Tigerman
16 de junho, domingo
Ed Sheeran, Calum Scott, Jão, Fernando Daniel, Capitão Fausto
22 de junho, sábado
Jonas Brothers, Macklemore, Ivete Sangalo, Carolina Deslandes, James, Ornatos Violeta
23 de junho, domingo
Doja Cat, Camila Cabello, Ne-Yo, Luísa Sonza, Anselmo Ralph, Profjam
Vídeo: Relembre Evanescence no Brasil em 2017
Banda Evanescence está de volta ao Brasil e fala da carreira