17 de janeiro de 2025

‘Pets da Alegria’ leva cachorros a lar de idosas em Ribeirão Preto, SP, e faz a alegria de moradoras

Visita é forma de levar bem-estar e diversão a instituições. Iniciativa nasceu em 2014 e atualmente conta com 26 cães voluntários que visitam entidades e hospitais da cidade. Projeto leva cachorros para visita especial em lar de idosos de Ribeirão Preto
A rotina das moradoras de um lar de idosos de Ribeirão Preto (SP) fica mais alegre com a visita semanal dos cachorros que fazem parte do projeto ‘Pets da Alegria’. Os amigos de quatro patas brincam, pedem carinho e ganham muitos petiscos das idosas, que amam o momento.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O Lar Lili Ribeiro, no bairro Ipiranga, zona Norte da cidade, tem 27 moradoras, algumas recém chegadas e outras já veteranas. Mas independentemente do tempo, das restrições físicas e de saúde, todas recebem o carinho dos cachorros e reconhecem a importância desse contato, como conta Sálua Fará Badra, de 80 anos.
“Os animais sabem quando a pessoa gosta deles, eles sentem, são muito inteligentes, mais inteligente que o ser humano. É uma delícia. Eu, toda minha vida tive [animal de estimação]. Eu amo, adoro, tenho muito apego, eles sofrem muito na mão do ser humano. Eles precisam de carinho, de amor, mais que o ser humano, eles não têm maldade”.
Coordenadora da instituição, Adrielli Fernanda de Oliveira Silva conta que esse é um momento de muita alegria para as idosas e uma forma de elas receberem carinho, afeto e distração da rotina.
Para ela, um dos pontos principais do projeto é que ele consegue ajudar todas as idosas, mesmo aquelas que já não conseguem sair da cama ou estão na cadeira de rodas.
“Sempre existe essa preocupação para que a participação delas seja efetiva, então eles sempre têm esse cuidado de levar até o quarto, de passar um tempo de qualidade, para que elas consigam participar da melhor forma possível da atividade”.
Projeto leva cães para lar de idosos e hospitais em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Cães e idosos
Idealizadora do projeto ‘Pets da Alegria’, a bióloga Denise da Silva diz que sempre gostou de estar perto de idosos e de cães e há dez anos teve a ideia de unir os dois para fazer o bem.
Em 2014, o projeto tinha apenas uma cachorra. Com o tempo, foram chegando novos voluntários de quatro patas e seus tutores para ajudar na iniciativa de levar amor. Atualmente, são 26 cães que visitam nove instituições, entre lares de idosos e hospitais de Ribeirão Preto.
“Percebemos a cada visita a importância do nosso projeto, do nosso trabalho. A gente percebe nas visitas que os idosos interagem com os cães, têm alegria, participam. O ambiente fica mais agradável, eles se divertem, contam do passado, porque muitos já tiveram cães”.
Projeto ‘Pets da Alegria’ leva cães para visitar lar de idosos em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Aos 96 anos, Izaira Albergheti Penna confirma o que diz a bióloga. Com quase uma década de vida e muito conhecimento, ela vê nos cachorros um resgate de momentos felizes que teve com seus animais.
“É uma delícia, é uma coisa apaixonante, é a mesma coisa que tivesse brincando com uma criança. Eu tinha três. Mudei pra cá e tive de dar tudo. A pior coisa pra mim na vida foi dar os cachorrinhos”.
Para que as visitas sejam sempre prazerosas e sem nenhum incidente, os animais que entram no projeto precisam ser dóceis e entender comandos básicos, como sentar e ficar.
Denise explica que os tutores precisam preencher um formulário de inscrição e, após a aprovação, os cães passam por uma avaliação.
A adestradora do projeto, que também trabalha de forma voluntária, analisa o comportamento do animal e define se ele está apto ou não para participar. O trabalho tem valido a pena para Irani da Silva, de 64 anos.
“Foi aquela alegria. Quando os vi, fiquei mais alegre. Eu não fico triste quando eles vem, eles são companhia. Quando estou sozinha, que fico sem eles, fico triste”.
Lar de idosos recebe visita de cães em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias