Nome do espaço é uma homenagem à jornalista que morreu em 2022 depois de lutar contra um câncer. Localizado na Rua Professor Carlos Wenceslau, na Zona Oeste do Rio, o parque conta com 76 mil metros quadrados, funcionando de terça a domingo, das 6h às 22h. Rio inaugura Parque Susana Naspolini em Realengo
Os moradores do Rio de Janeiro viram nesse sábado (15) a inauguração do Parque de Realengo Jornalista Susana Naspolini, que fica na Rua Professor Carlos Wenceslau, na Zona Oeste do Rio. O espaço público de 76 mil metros quadrados construído pela Prefeitura do Rio vai funcionar de terça a domingo, das 6h às 22h.
O nome do lugar, que inicialmente seria apenas Parque Realengo, é uma homenagem à jornalista da TV Globo Susana Naspolini, que morreu de câncer em 2022 e era conhecida pela sua atuação no RJ Móvel, que cobrava ações das prefeituras do Grande Rio para ajudar a população fluminense.
Susana Naspolini dá nome a parque no Rio
Reprodução
Ao decidir homenagear a jornalista, o prefeito Eduardo Paes destacou a competência e a relevância do trabalho de Susana, que se notabilizou pelo jornalismo comunitário. Em memória de Naspolini, a mãe e a filha dela participaram da cerimônia de inauguração.
“Eu tenho certeza que ela está muito feliz. As vezes ela pedia por praças com uma quadra, com alguns brinquedos e várias vezes isso foi pauta no RJ Móvel, então um parque dessa magnitude, tão grande assim, acho que ela ta muito feliz. E com o nome dela, acho que ela ta muito, muito, muito honrada. Tenho certeza que ela está pulando nas nuvens”, comentou Júlia, filha de Susana.
Com 76 mil metros quadrados, e investimento de R$ 72 milhões, o parque tem cinco grandes torres de luz e som. Entre os destaques do parque estão:
Área infantil, com brinquedos variados;
área infantil aquática;
quadras para esportes;
campo de futebol;
pista de skate;
academia para a terceira idade;
e sete churrasqueiras
Com 3,7 mil novas árvores, a prefeitura também aposta na área verde para diminuir o calor dos visitantes. As torres de iluminação do local terão 236 esguichos pulverizadores que soltam vapor de água nos visitantes para amenizar o calor nos dias quentes na Zona Oeste.
O parque conta ainda com um sistema de prevenção de enchentes, com captação da água da chuva, que vai direto pras cisternas, com capacidade para 290 mil litros. Essa água será usada nos banheiros e na irrigação dos jardins.
Parque Realengo
Fábio Motta/Prefeitura do Rio
A entrada principal do parque fica a 14 minutos a pé da estação Realengo da Supervia. A construção foi inspirada no Hardens By TH Dat, um icônico jardim em Singapura.
Segundo a Prefeitura, o local também vai ter uma Nave do Conhecimento com eventos, palestras, oficinas e cursos pra todas as idades, além de ofertar internet de graça para todos. Outra novidade é a horta do parque, que vai produzir alimentos que serão doados para as creches da região.
Rio inaugura Parque Susana Naspolini em Realengo
Reprodução
Rio inaugura Parque Susana Naspolini em Realengo
Reprodução TV Globo
As homenagens a Susana Naspolini, jornalista que deixa saudade