Este ano, ao todo, 130 animais já foram resgatados na cidade após denúncias de maus-tratos. Imagem de arquivo – Gato com sinais de maus-tratos.
Reprodução EPTV
O Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba já registrou mais de mil denúncias no primeiro semestre deste ano. O número é 30% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Até o momento, foram registradas 1.028 denúncias, sendo 464 relacionadas a animais em situação de maus-tratos, o que resultou em mais de R$ 100 mil em multas e 130 animais apreendidos, entre cães, gatos e equinos, por situação de maus-tratos e abandono.
Os animais resgatados são tratados pela prefeitura e depois colocados para adoção responsável no CCZ.
Número de denúncias no CCZ aumenta 30% em Caraguatatuba
Além da questão dos maus-tratos, o coordenador do Canil do CCZ, Guilherme Garrido, avalia que a população está mais atenta devido ao grande número de casos de dengue na região e que os moradores têm se mobilizado para denunciar possíveis focos de infestação, como água parada em recipientes e terrenos abandonados.
Em nota a prefeitura de Caraguatatuba ressaltou que em busca de diminuir este número realiza campanhas de adoção, programas de castração, campanhas de vacinação contra a raiva, e também microchipagem de animais.
Como fazer uma denúncia?
Para registrar uma denúncia de maus-tratos a animais basta ligar para o telefone (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental ou pela Central 156 da prefeitura de Caraguatatuba.
Imagem de arquivo – Gato ficava amarrado dentro de imóvel e é resgatado com sinais de maus-tratos.
Maycon Barbon/ Comunicação da SIMAP de Piracicaba
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina