No Paraná, produtora da Região Metropolitana de Curitiba começou a cultivar a planta, que é pouco convencional, e colheu 80 kg neste ano. Você conhece o cará moela?
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a produtora Zenaide Bugno começou a cultivar o cará-moela.
Originário da Ásia e da África Ocidental, o cará-moela é pouco convencional no Brasil e leva este nome por conta do formato que possui: parece uma moela de frango.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Eu peguei umas mudas e plantei. Assim foi aumentando”, conta.
Conforme a produção foi crescendo, ela resolveu começar a vender a fruta. Neste ano, ela colheu 80 quilos.
Tubérculo é rico em vitaminas do complexo B e está sendo estudado por universidades pelo potencial na saúde humana.
Caminhos do Campo/RPC
O cará-moela, planta rica em vitaminas do complexo B, já foi tema de estudo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, e apresentou bons resultados para o combate de células cancerígenas in vitro.
“Nós ficamos impressionados com a eficiência do extrato bruto. Extraímos e encaminhamos para a Unicamp e para USP, onde foi testado com células que atacam o sistema humano. Verificou-se que, em ambiente controlado, in vitro, tem uma eficiência muito grande na eliminação das células cancerígenas”, detalha o professor Edimir Pereira.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em Caminhos do Campo