17 de janeiro de 2025

Atendimento gratuito para bebês com atraso no desenvolvimento motor é oferecido em clínica de fisioterapia de faculdade em Divinópolis

Também é oferecido acompanhamento de recém-nascidos e bebês prematuros de alto risco, com o objetivo de diagnosticar problemas de saúde o mais rápido possível, para uma intervenção mais eficaz. Um tratamento gratuito para bebês com atraso no desenvolvimento motor está sendo oferecido pela Clínica de Fisioterapia da Faculdade Una, em Divinópolis.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a fisioterapeuta pediátrica e preceptora do curso de fisioterapia da unidade, Vanessa Silva, o tratamento é realizado pelos alunos com total supervisão da equipe, baseado em estímulos das fases do desenvolvimento.
“O plano deve ser traçado de forma individual, de acordo com as necessidades do bebê” explicou.
O atraso no desenvolvimento motor pode ser considerado quando o bebê não adquire habilidades, como andar, falar ou reconhecer pessoas na idade esperada. Portanto, é essencial prestar atenção às janelas dos marcos de desenvolvimento para identificar algum possível atraso, e caso seja notado, procurar um especialista.
O principal atraso no desenvolvimento motor acontece por causa da prematuridade, mas existem outras causas, como síndromes e condições genéticas.
“Quanto mais rápido a intervenção começar, o que chamamos de intervenção precoce, melhores serão os resultados e maior a chance de um bebê prematuro ter um desenvolvimento saudável e adequado, sem grandes atrasos” orientou a fisioterapeuta.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Ainda segundo Vanessa Silva, também está sendo realizado o acompanhamento de follow-up, que consiste em acompanhar recém-nascidos e prematuros de alto risco, com o objetivo de diagnosticar problemas de saúde o mais rápido possível, para uma intervenção mais eficaz.
Para que os bebês tenham início ao tratamento, os pais ou responsáveis devem procurar a sede da faculdade, localizada na Rua Coronel João Notini, nº 151, no Centro, realizar um cadastro e aguardar o resultado da avaliação inicial.
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
a

Mais Notícias