17 de janeiro de 2025

Você viu? São Luís registra a segunda maior inflação do Brasil, banhistas registram tromba d’água no mar durante chuva, abertura do Bumba Meu São João e outras notícias da semana no g1 MA

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 2 a 8 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (9)
No último domingo (9) tromba d’água chamou a atenção de moradores e banhistas na região das praias do Meio e Araçagy, na Região Metropolitana de São Luís.
Tromba d’água chama a atenção de moradores na Grande São Luís
Segundo testemunhas, o caso aconteceu por volta das 10h30, no momento em que chovia na região. Várias pessoas aproveitaram para gravar o fenômeno.
Especialistas explicam que a tromba é um tornado se forma na superfície da água, sugando, principalmente, do mar. Isso acontece quando vórtice de ar gira e suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos.
Segunda-feira (10)
Supermercado Mix Pinheiro, em São Luís
Reprodução/Redes sociais
O proprietário do supermercado Mix Pinheiro, Francisco Mendanha Pinheiro, foi sequestrado na tarde do último domingo (9), em São Luís.
Segundo a Polícia Civil, Francisco estava em frente ao seu estabelecimento no bairro Vila Luizão, por volta das 13h, quando dois homens em um veículo preto se aproximaram e o levaram no veículo.
Durante o trajeto, Francisco teria sido ameaçado e obrigado a repassar dinheiro. Ao todo, cerca de R$ 12 mil foram repassados aos sequestradores.
Apesar do susto, Francisco foi libertado ainda no domingo, no bairro Pindaí, em Paço do Lumiar, sem ferimentos. Ele prestou depoimento na Superintendência Estadual de Investigações Criminais, em São Luís, que investiga o caso.
Terça-feira (11)
Filas de veículos se formaram entre o Terminal da Praia Grande e o acesso à região do Itaqui-Bacanga.
Nice Ribeiro/ Grupo Mirante
Trabalhadores realizaram um protesto, na terça-feira (11), na avenida Senador Vitorino Freire para cobrar a entrega do Mercado do Peixe. As obras de reforma foram iniciadas em setembro de 2021 e até agora não foram concluídas.
Um longo engarrafamento se formou na região entre o Terminal da Praia Grande e o acesso à região do Itaqui-Bacanga nos dois sentidos. Ônibus do sistema urbano de diversas linhas ficaram parados, enquanto os passageiros desciam para buscar um transporte alternativo.
Somente perto das 8h, o protesto foi encerrado e a via liberada, facilitando a passagem de carros no local.
Quarta-feira (12)
Itens como batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial contribuíram para colocar São Luís como a segunda maior inflação do país, conforme relatório do IBGE
Reprodução/TV Mirante
Itens como batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial contribuíram para colocar São Luís como a segunda capital com maior inflação do país no mês de maio. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (11).
Segundo o levantamento, a capital maranhense apresentou a segunda maior variação percentual de preços no mês de maio, registrando 0,63%, ficando atrás apenas de Porto Alegre, capital gaúcha afetada pelas enchentes.
Taxas elevadas
São Luís iniciou o ano de 2024 com taxas elevadas de inflação, e em todos os meses até agora, a alta de preços ao consumidor na capital maranhense tem se mantido acima da média nacional. Nos primeiros cinco meses do ano, o índice acumulado atingiu 4,09%, superando a média do Brasil, que foi de 2,27%.
Até maio, São Luís possui a maior inflação acumulada de 2024 entre as 16 áreas territoriais onde o IBGE realiza o levantamento de preços ao consumidor. A menor inflação acumulada no ano foi observada em Rio Branco, com 1,40%
Quinta-feira (13)
Leonardo, Luan Santana, Nattan, Henrique e Juliano, Dennis DJ e Mari Fernandez são algumas das atrações do São João do Maranhão
Reprodução/Montagem g1/WhatsApp/Instagram
A abertura do Bumba Meu São João arena, em São Luís, aconteceu na quinta-feira (13), com muita música e animação para quem curtir o São João . O público poderá desfrutar nesta primeira noite os shows completos de Leonardo, Xand Avião e Diego Facó.
O espaço será idealizado na área externa do Estádio Governador João Castelo, o Castelão, em São Luís, entre os dias 13 a 21 de junho.
A arena será montada no estacionamento do estádio, tem capacidade para 70 mil pessoas e os shows, terão entrada gratuita. Segundo o governo do Estado, os camarotes serão o único espaço que serão comercializados pela iniciativa privada. O objetivo, é atrair mais turistas e, gerar mais emprego durante a temporada junina do Maranhão.
Sexta-feira (14)
Polícia Civil investiga a morte de duas mulheres no Maranhão
Divulgação/Polícia Civil
Duas mulheres foram encontradas mortas por pescadores, na quinta-feira (13),na praia de Panaquatira e de Ponta Verde, no município de São José de Ribamar, cidade na Região Metropolitana de São Luís. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga o caso.
De acordo com as primeiras investigações, as duas mulheres foram encontradas mortas em uma distância de 8 km de uma para a outra. Segundo a Polícia Civil, a suspeita inicial, é que ambas foram vítimas de afogamento.
O caso será investigado pela Delegacia Regional de São José de Ribamar. O delegado Jader Alves informou que, até o momento, não há registros de casos de naufrágio de embarcações ou de mulheres desaparecidas na cidade.
Os corpos das duas vítimas foram resgatados por equipes do Instituto de Criminalística (ICRIM) e devem passar por perícia. Os exames devem determinar as causas da morte.
Sábado (15)
Criminosos explodem carro-forte durante assalto na MA-245
Bandidos explodiram um carro-forte durante um assalto registrado na tarde desta sexta (14), na MA-245, no povoado Matinha, na zona rural do município de Bom Lugar, a 287 km de São Luís. Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), pelo menos quatro suspeitos participaram da ação.
Segundo o delegado Augusto Barros, titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), o veículo de transporte de valores, que é da empresa Formav, foi atingido com explosivos e ficou destruído. As vidraças das casas mais próximas quebraram com o impacto da explosão.
Ainda segundo a polícia, os suspeitos efetuaram disparos com armas de fogo para intimidar a população. Após a explosão, os criminosos fugiram em um carro levando todo o dinheiro em sentido a BR-136.
Após a explosão, os criminosos levaram todo o dinheiro que estava sendo transportado
Divulgação
Durante a fuga, o veículo foi abandonado no povoado de Brejinho, na zona rural de Bacabal. Os integrantes do carro-forte foram resgatados sem ferimentos e levados para Bacabal, onde prestaram depoimento para a polícia. A Seic já deu início às investigações para tentar identificar os autores do crime.

Mais Notícias