18 de janeiro de 2025

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris realiza ensaio da cerimônia de abertura

O teste de hoje já era para ter ocorrido há mais de um mês, mas as chuvas e a cheia do rio Sena atrasaram os planos. Na próxima segunda, um novo ensaio será feito com toda frota que vai participar da cerimônia: 180 embarcações. Paris realiza teste da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos
Uma das cidades mais visitadas por turistas do mundo inteiro teve uma segunda-feira diferente. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris realizou um ensaio da cerimônia de abertura. O maior até aqui, e nas águas do Rio Sena.
A prefeitura da capital francesa interrompeu a navegação no Rio Sena durante toda a manhã desta segunda-feira (17). Apenas as embarcações envolvidas no ensaio puderam passar: 55 barcos que vão transportar atletas percorreram o trajeto de 6 km do rio por onde as delegações irão desfilar. Os organizadores fizeram um ensaio técnico, e não artístico. Eles avaliaram o espaço entre os barcos, as posições das câmeras de transmissão e, principalmente, o tempo do trajeto.
Na segunda-feira (24), um novo ensaio. Dessa vez, com toda a frota que vai participar da cerimônia. Serão 180 embarcações: 85 para transportar as delegações e outras 90 da organização. O desfile terá barcos de diferentes modelos e tamanhos. Todos vão navegar a 10 km/h e farão o percurso em 45 minutos.
Thierry Reboul, uns dos diretores da cerimônia de abertura, saiu satisfeito do teste. Ele explicou que é necessário ensaiar porque os barcos precisam desfilar em um tempo específico. O desfile das delegações terá duração de 1 hora e 10 minutos e vai terminar diante da Torre Eiffel.
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris realiza ensaio da cerimônia de abertura
Jornal Nacional/ Reprodução
A França mostrou evolução em um dos projetos mais difíceis das Olimpíadas de Paris. Mas, em um outro, a situação é bem diferente: a despoluição do Rio Sena. Desde o começo de junho, a prefeitura passou a testar a água diariamente, mas nos dez primeiros dias do mês, apenas em um a água estava própria para banho.
Mesmo assim, Amélie Oudéa-Castéra, ministra dos Esportes, afirmou que o projeto vai dar certo. Ela disse que as próximas semanas serão de menos chuva e mais calor, e que isso vai ajudar a diminuir a poluição. O rio vai receber as provas da maratona aquática e da natação do triatlo durante os Jogos.
Esta segunda-feira também marcou o início da montagem da parte estrutural da cerimônia de abertura: 326 mil pessoas estarão nas margens do Rio Sena no dia 26 de julho, quando a festa que dá início aos Jogos Olímpicos será realizada fora de um estádio pela primeira vez na história.

Mais Notícias