18 de janeiro de 2025

‘Estamos próximos do fim’, diz gestor do Parque Nacional do Itatiaia sobre combate ao incêndio

Reserva sofre com o fogo desde sexta-feira. Área atingida é equivalente a 200 campos de futebol. Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia entra no quarto dia
Corpo de Bombeiros
O combate ao incêndio que atinge a parte alta do Parque Nacional d, localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, está no quarto dia. No início da noite desta segunda-feira (17), o gestor da reserva, Felipe Mendonça, informou que o trabalho está perto de terminar.
“Estamos próximos do fim. Toda atenção é importante agora para não retomar [o fogo]”, acredita Felipe.
O incêndio começou por volta das 14h de sexta-feira (14), nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da parte alta (Posto Marcão). A região afetada fica a 2.500 metros de altitude e é conhecida, nesta época do ano, pela vegetação bastante seca e pelas menores temperaturas do Brasil.
Imagens aéreas divulgadas na tarde de domingo (veja abaixo) pela gestão do parque mostram o fogo se alastrando pela vegetação. Nos vídeos, também é possível ver pontos de chamas, muita fumaça e helicópteros sobrevoando a área e jogando jatos de água para conter o fogo.
Imagens aéreas mostram o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
‘Cena é de muita tristeza’, diz guia sobre incêndio
Imagens aéreas mostram destruição após incêndio
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado no início de domingo (16), mas operação segue nesta segunda-feira (17).
“Quando a gente diz que o incêndio está controlado não significa que ele está extinto. Ainda temos alguns pontos de calor, pontos de fumaça e alguns pontos com pequenas chamas, porém, o perigo de propagação, de aumentar essa área, foi controlado no finalzinho do dia de ontem”, explicou o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, no RJ1 desta segunda.
Os trabalhos continuam para impedir o avanço do incêndio, realizar o resfriamento das áreas afetadas e monitorar o aparecimento de novos focos. A operação envolve, nesta segunda-feira, cerca de 130 combatentes de várias instituições, como as brigadas do Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Ibitipoca, Parquetur, Corpo de Bombeiros do RJ, Ibama, ICMBio e apoio das prefeituras de Resende, Itamonte e Itatiaia.
Três helicópteros, dois do Corpo de Bombeiros e um do Exército, também auxiliam no combate ao incêndio. A operação se concentra em operações aéreas.
Porta voz do Corpo de Bombeiros fala sobre o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
200 hectares destruídos
De acordo com a gestão do Parque Nacional do Itatiaia, a área atingida é de aproximadamente 200 hectares.
Para se ter uma melhor dimensão da área incendiada, a área atingida equivale a 200 campos de futebol, já que 1 hectare tem tamanho simular ao de 1 campo, que são 10 mil metros quadrados.
Até a publicação desta reportagem, as causas do incêndio seguiam desconhecidas.
Imagens aéreas mostram destruição causada por incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
Histórico de incêndios
O Parque Nacional do Itatiaia, primeira reserva ambiental do Brasil, foi criado em junho de 1937. Ao todo, a área total tem 28 mil hectares.
A reserva abrange quatro municípios: Resende (RJ), Itatiaia, Itamonte (MG) e Bocaína de Minas (MG). Em 87 anos de história, o parque já foi atingido por mais de 450 incêndios de pequenas e grandes proporções.
De acordo com a direção do parque, cinco incêndios foram considerados de grandes proporções. Veja o levantamento:
Ano – 1963
Uma área de 4 mil hectares foi destruída, foram 35 dias de fogo. Este é considerado o maior incêndio da história.
Ano – 1988
O fogo atingiu cerca de 3.100 hectares. Um servidor que ajudou nas buscas está desaparecido até hoje.
Ano – 2001
Mais de mil hectares foram destruídos. O fogo foi provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira.
Ano – 2007
Mais de mil hectares foram atingidos pela queimada.
Ano – 2010
O último grande incêndio na parte alta do parque destruiu 1.200 hectares dos campos de altitude.
Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
Reprodução/Instagram
Visitação está suspensa
A gestão da reserva informou que, por questões de segurança, a visitação na parque alta do parque vai continuar suspensa, no mínimo, até quarta-feira (17).
Sobre o Parque Nacional do Itatiaia
Travessia Serra Negra
Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m – o quinto maior do país.
Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias