18 de janeiro de 2025

Prefeitura lança centro de controle para monitorar trânsito 24 horas em Ribeirão Preto

Sistema integra trabalho de agentes de trânsito, fiscalização, guarda civil e polícia, e deve agilizar respostas em casos de acidentes e delitos. Treze câmeras começam a funcionar. Monitoramento do trânsito com câmeras deve dar mais segurança a moradores em Ribeirão
O novo Centro de Controle Operacional (CCO), lançado nesta segunda-feira (17) pela Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), promete monitoramento 24 horas por dia em todos os dias da semana.
O sistema funciona a partir de uma plataforma de integração Smart City e mapa de georreferenciamento e deve agilizar o trabalho de segurança em casos de acidentes e delitos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Nesta primeira etapa, 13 câmeras serão instaladas nas principais vias da cidade, mas a expectativa é de ampliar para 100 equipamentos até o final da implementação do CCO.
Câmeras de segurança no transporte público municipal de Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
O sistema também estará integrado com a Guarda Civil Municipal (GCM), que receberá informações em tempo real de ocorrências, delitos e situações envolvendo o transporte público, por meio das câmeras internas do ônibus, localização em tempo real e recursos como os botões de pânico, instalados na frota no começo do ano.
Com isso, os 306 ônibus do transporte público serão monitorados. Segundo a prefeitura, se ocorrer um acidente, delito ou caso de assédio, GCM e Polícia Militar têm informações mais precisas e rápidas para agir, o que pode coibir práticas criminosas.
Além do monitoramento, o CCO também vai instalar 85 controladores de semáforos inteligentes, visando a redução de acidentes e congestionamentos nas vias monitoradas.
A equipe contará com dez operadores ligados à RP Mobi, empresa responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto.
Ônibus em Ribeirão Preto (SP) passam a contar com botão de pânico a partir desta segunda-feira (22)
Tiago Aureliano/EPTV
R$ 2,4 milhões de investimento
Instalado na sede da RP Mobi, o Centro de Controle Operacional custou cerca de R$ 2,4 milhões, recursos provenientes do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Georreferenciamento no transporte público de Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
O espaço, que fica na sede da RP Mobi, tem 383 metros quadrados e opera com a função de integrar o trabalho operacional dos agentes de trânsito, agentes de fiscalização de transporte e a Guarda Civil Municipal.
A ideia, segundo a prefeitura, é melhorar a gestão e a segurança do transporte nas principais vias e corredores de ônibus da cidade.
Ainda segundo a prefeitura, o novo centro utiliza recursos de inteligência, videomonitoramento e estrutura digital.
“Podemos gerenciar toda a frota de ônibus, avenidas e corredores por onde elas circulam, além de espelhar as câmeras de circuito fechado da prefeitura e das estruturas públicas e replicar aquelas cedidas por convênio na iniciativa privada”, disse Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto.
Ônibus novo da frota municipal em Ribeirão Preto, SP, com a lanterna quebrada por praticantes de rabeira
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias