18 de janeiro de 2025

Advogada de 45 anos campeã de fisiculturismo treina mais de 15h por semana e se divide entre dois empregos: ‘É uma superação’

Aos 45 anos, Juliana realizou o sonho de se dedicar ao esporte. Foram seis meses de treino pesado e dieta focada, mas a dedicação teve resultado: logo na primeira competição Juliana se tornou campeã paulista de fisiculturismo. Juliana Guerra começou no fisiculturismo aos 45 anos e se tornou campeã paulista.
Arquivo pessoal
Foi após os 40 anos que a advogada e empresária Juliana Peres Guerra, moradora de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, decidiu se aventurar no mundo do fisiculturismo. O que antes era tido como um sonho inalcançável, agora se concretizou em uma rotina intensa, regrada e cheia de restrições em busca de músculos, definição e a meta de superar os próprios limites.
São mais de 15h de treino por semana, cerca de 24 horas sem comer antes das competições e até aulas de como fazer poses para os jurados dos campeonatos – tudo isso conciliado com uma jornada tripla, dividida entre os dois empregos e a preparação como atleta. Tamanha dedicação teve resultado: em apenas seis meses treinando, Juliana se tornou campeã paulista de fisiculturismo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Juliana conta que tem uma rotina de treinos de musculação há 20 anos, sempre foi saudável e praticou esportes, mas que apenas há cerca de seis meses decidiu buscar o que sempre almejou: entrar de fato no mundo do fisiculturismo.
“Eu queria ter o foco para me tornar uma atleta mesmo. Como sempre tive essa rotina saudável, o processo de transição não foi tão doloroso, meu corpo sempre respondeu rápido. Mas é tudo muito regrado, tive que abrir mão de muitas coisas. Não pode mais ter aquela pizza de sábado à noite, no almoço de domingo em família você tem que levar o seu alimento… São renúncias que temos que fazer para chegar em nosso objetivo”, avaliou a atleta.
Juliana Guerra começou no fisiculturismo aos 45 anos e se tornou campeã paulista.
Arquivo pessoal
E logo em sua primeira competição, no início do mês, Juliana levou um troféu para casa. Ela participou de duas categorias do Campeonato Paulista, realizado em São Paulo e organizado pela Federação Paulista de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (IFBB). A atleta ficou na terceira colocação na categoria estreante e se consagrou campeã na categoria Wellness Master.
“Sempre foi um sonho ser atleta e chegar nesse nível, mas um dos motivos de não ter entrado antes era achar que não conseguiria, que não seria possível. É muito gratificante saber que você consegue. O Bodybuilder é isso, uma superação do corpo e da mente, e o que me inspira é saber que conseguimos nos superar”, declarou.
Agora a atleta vive o desafio de conciliar a paixão pelo esporte com a vida profissional e pessoal, para seguir disputando títulos. Nessa adaptação, a noite de sono ficou mais curta, o treino mais pesado, a alimentação mudou – Juliana só pode ter uma refeição livre, que escape da dieta, uma vez a cada 15 dias -, mas ela diz que tudo está valendo a pena e encara com leveza os desafios do fisiculturismo.
“A preparação para um campeonato é bem diferente da rotina normal em si. A dieta é mais restritiva, são mais treinos por dia. No dia da competição, eu fiquei 24 horas sem comer e sem beber água, pois o atleta come um dia antes e fica com o físico pronto. Eu colocava sal e uma colher de mel embaixo da língua para não passar mal. Na hora de competir, o atleta não pode errar, não pode estar sujeito ao erro”, afirma Juliana.
Juliana Guerra começou no fisiculturismo aos 45 anos e se tornou campeã paulista.
Arquivo pessoal
Além da musculação, para chegar no corpo escultural a rotina exige outros tipos de treinamento, como exercícios cardiorrespiratórios, aulas de pilates e aulas de poses, para aprender a se portar na frente dos jurados de fisiculturismo e saber destacar os melhores ângulos do próprio corpo.
Quando olha no espelho, agora a campeã vê uma trajetória de abdicações e superação. Casada há 25 anos, Juliana ressalta a importância do apoio do marido nessa trajetória, ajudando ela a superar os próprios medos.
“Eu tinha medo de entrar nesse mundo por talvez ter que ficar com uma aparência masculinizada, ter que tomar hormônio, mas não. Fiquei bem esteticamente, inclusive emagreci 5 quilos desde que entrei no mundo do fisiculturismo. Isso foi algo que sempre me preocupou por conta das outras coisas da minha vida, como emprego e família, mas não tive efeitos colaterais e me sinto melhor do que nunca”, narrou.
Após a felicidade do primeiro título, Juliana pretende continuar competindo. Seu próximo desafio será o campeonato Mr Universe Brazil, campeonato internacional, também realizado em São Paulo, em agosto deste ano.
Juliana Guerra ao lado do marido.
Arquivo pessoal
Juliana Guerra começou no fisiculturismo aos 45 anos e se tornou campeã paulista.
Arquivo pessoal
Como a Juliana Guerra era antes de começar a treinar para competições de fisiculturismo.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias