18 de janeiro de 2025

Profissionais com exposição a animais podem se vacinar contra a raiva em Mogi das Cruzes

A campanha é destinada para funcionários, de qualquer função, de estabelecimentos de prestação de serviços diretos a animais domésticos, silvestres e/ou de criação no município. A imunização pré-exposição pode ser feita em qualquer posto de saúde de Mogi das Cruzes
Divulgação/PMMC
Mogi das Cruzes oferece até o dia 21 de junho a vacinação antirrábica humana para profissionais com exposição a animais. A imunização pré-exposição pode ser feita em qualquer posto de saúde (UBS e USF) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A campanha da Secretaria Municipal de Saúde é destinada para funcionários, de qualquer função, de estabelecimentos de prestação de serviços diretos a animais domésticos, silvestres e/ou de criação no município de Mogi das Cruzes, como clínicas e hospitais veterinários, serviços de banho e tosa/ estética animal, ONGs que abrigam animais (sejam recolhidos/ para doação ou outra finalidade).
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação pessoal, CPF ou cartão SUS, comprovante do local de trabalho que presta serviços diretos a animais (crachá, holerite ou declaração de trabalho assinada pelo responsável do estabelecimento em papel timbrado ou com carimbo com dados empresariais), além das cadernetas de vacinação antirrábica anterior e vacinação de rotina, se houver.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva. A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus multiplica-se no local da lesão e migra para o sistema nervoso e a partir daí para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva.
Em caso de mordida, a pessoa deve procurar atendimento médico para receber o imunizante.
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Mais Notícias